Um curso obrigatório ou a oportunidade de refletir sobre o tema?
Todos os adultos participantes do World Scout Jamboree (WSJ) do Japão devem fazer o curso EAD Safe from Harm, a exemplo do que já foi feito no WSJ da Suécia.
Podemos entender como uma obrigatoriedade.
Ou aproveitar a oportunidade de ampliar a conscientização sobre os direitos de todos, especialmente dos jovens, de manterem-se a salvo de danos, sejam eles intimidação, abuso físico, emocional ou sexual.
Ao refletir sobre o tema, possibilitamos que o Movimento Escoteiro esteja livre de qualquer forma de abuso e/ou assédio. Esta, sem dúvida, é a responsabilidade dos adultos no Movimento Escoteiro, seja no Grupo Escoteiro ou num Jamboree Escoteiro Mundial: manter os jovens a salvo do perigo.
É, também, obrigação de cada adulto estar ciente de que o abuso pode acontecer, ser capaz de reconhece-lo e tomar as medidas adequadas.
Manter os jovens a salvo do perigo (safe from harm) deve tornar-se parte integrante no planejamento e na execução das atividades. Ao aprender mais sobre o abuso, todos serão capazes de agir com segurança e escolher o caminho adequado para cada situação.
O curso Safe from Harm foi criado para que nós, adultos, possamos agir preventivamente. E ele também irá prepará-lo para saber como agir se algo acontecer.
Aproveite que o curso que está disponível em http://sfh.23wsj.jp/, faça as suas reflexões e depois da conclusão do treinamento, mande o certificado para nós pelo e-mail certificadojapao@escoteiros.org.br.
E não esqueça de levar uma cópia impressa para o Jamboree.
2 comentários:
adultos, você quer dizer equipe de serviços e chefes??
+ 18? Pioneiros tbm?
Misaki,
Todos com mais de 18 anos precisam fazer o curso, independente da função no Jamboree.
Postar um comentário