24 de setembro de 2010

PONTE DE ORESUND



Em 2000 começou a funcionar uma ponte/ túnel de 16km entre as cidades de Copenhagen (Dinamarca) e Malmo (Suécia) através do Estreito de Oresund.
O projeto custou cerca de 1500 milhões de dólares, iniciou-se em 1991 e cada país foi responsável por metade do investimento.
Para o sucesso da obra foi desenvolvida uma técnica inovadora de construção para minimizar os riscos derivados das condições climáticas escandinavas (temperaturas inferiores a 20 graus abaixo de zero, alta salinidade, possíveis colisões de pedras de gelo) e garantir uma durabilidade de pelo menos 100 anos. Foram construídos 20 tubos de 176 m de comprimento, 38,65 de largura e 8,55 de altura. Os tubos foram colocados no mar de forma precisa com a ajuda de um GPS.
A "Oresund" é dividida em 3 trechos: um trecho sobre o mar, um trecho submerso e um trecho construído em cima de uma grande ilha artificial.
A ponte conta com uma estrada e uma ferrovia, fazendo dela a única grande ponte do mundo que permite tráfego rodo-ferroviário.

Provavelmente será através dela que a maioria dos escoteiros irão entrar na Suécia.


Nenhum comentário: