1 de agosto de 2011

Achei difícil a viagem até aqui...

... mas eu cheguei, mas eu cheguei!

FALA GALERA DO MEU BRASIL VARONIL!
Meu primeiro post aqui no blog ao vivo do Jamboree! (yay)
Ok.. vocês devem estar se perguntando o porquê deste título de postagem clichê, mas aí eu explico agora.

Antes de ontem, dia 30 de julho, fui convidado para participar de uma entrevista com um dos caras da Uganda que vieram pro Jamboree de BICICLETA! Sim, você não está lendo errado, porque os caras saíram lá da África e percorreram aproximadamente 8 MIL QUILÔMETROS!
Ficou curioso para saber como eles fizeram essa façanha? Pois é, eu e a Bia (também Young Correspondent) ficamos intrigados e resolvemos ir à essa conferência de imprensa.
Os entrevistados foram Mathius Lukwago e Adrian Okistat, ambos escoteiros da Uganda que saíram do seu país no dia 31 de junho (ou seja, quase 1 mês antes do Jamboree começar!) e chegaram aqui em Rinkaby, Suécia em 24 de julho, ou seja, uma longa viagem...

Ok, sem mais enrolação agora, vou explicar como foi: Oito escoteiros tiveram a ousada ideia de pedalar até a Suécia de bicicleta. As famílias deles até riram quando eles contaram o que pensavam em fazer, mas mesmo assim não desistiram do seu ideal. Após meses treinando pedaladas na Uganda (onde o uso de bicicletas para o dia-a-dia é muito comum), patrocinados pelos escoteiros da Itália, que ajudaram muito os corajosos ciclistas, os caras pegaram um avião até o Quênia e começaram sua jornada.

No bate-papo que tivemos com eles, eles disseram que pedalavam em média, de 100 a 150 quilômetros POR DIA. E tem muita gente que não aguenta nem uma horinha na bicicleta da academia né? heheh
Mas fora as várias quilometragens que percorreram, tiveram vários imprevistos também, como chuvas pesadas, pneus furados e etc. Mas tudo foi resolvido e os caras estão aqui no Jamboree sãos e salvos, graças ao lema que eles carregavam consigo durante a viagem: "Tudo é possível quando se é um escoteiro".

Ah, tem mais! O Mathius escreveu um diário da aventura sob duas rodas deles! Acho que vocês podem esperar por um livro em breve hein!

Abaixo, uma das bicicletas que eles usaram...

... E a fotinha que tiramos com os caras!



Um beijo, Brasil!

Um comentário:

Sonia Lima disse...

Valeu,ótima reportagem.
Parabéns,Matheus.