24 de maio de 2007

Are you going to use the tube, mate?

Admita:
Você pode ser o melhor escoteiro do mundo, mas você com certeza já se perdeu alguma vez.

Agora imagine você em um país diferente do seu, em uma língua que você pode não falar, tentando chegar a algum lugar.

O Taxista não entende pra onde você quer ir, além de cobrar os olhos da cara, o onibus é estranho, só serve mesmo por curiosidade (quem aqui não quer andar naqueles ônibus de 2 andares?).
O que você faz então?

Fácil!

Planeje seu passeio pela inglaterra antes, e não se perca!

Estamos colocando aqui para vocês um mapa do famoso metrô de Londres, também conhecido como "tube" ou "underground" para você olhar desde já. O metrô londrino é hiper-seguro, e leva você para QUALQUER parte da cidade, então compre um passe para o número de dias de sua estada, e não se esquente.

Se você reparar, são varios "anéis" (representados por cores diferentes) que formam o metrô de Londres.


Cada trecho tem um preço, e dependendo da zona, este preço não fica nada barato pra gente... mas aí nós temos que usar aquela famosa máxima: "Quem converte, não se diverte." e aproveitar.


Os passes mais comuns são vendidos por dia, para utilização à vontade durante este dia, mas também são vendidos tickets "one way".




Vale lembrar também que cada trecho opera em um horário diferente, e ele geralmente fica aberto apenas 20 horas, das 24 horas do dia.
Portanto, se você for sair para festar alguns dias antes do jamboree... tome cuidado com isto!

Ao contrário do metrô de muitos países, também, neste metrô você tem que passar o cartão na roleta quando entra E quando sai do metrô, portanto NUNCA jogue seu cartão fora.
Ele será retido pela máquina na saída quando você não tiver mais créditos.
Existem tickets semanais que dão tambem passagens gratuitas nos "double deckers", os famosos ônibus de dois andares ingleses.
Se você for ficar mais tempo lá, vale a pena!

Apesar do nome Underground (subterrâneo), cerca de 55% da rede possui os trilhos acima do solo.
O Underground atualmente serve 274 estações e atinge os 408 km de linhas. Há um grande numero de antigas estações e túneis que hoje em dia estão fechados. Em 2004/2005, o total de usuários chegou ao seu recorde com 976 milhões de passageiros, uma média de 2.67 milhões por dia.


veja aqui o mapa do metrô, em PDF: http://www.tfl.gov.uk/assets/downloads/lon_con.pdf
e aqui, o site da operadora de transportes públicos de Londres: http://www.tfl.gov.uk/
Cheers!

Nenhum comentário: