27 de maio de 2007

Recarregando as baterias...

E, milagrosamente, estamos falando de recarga de baterias MESMO!
Hoje em dia nós, seres humanos, estamos quase que necessariamente ligados a um cabo de energia.
Do computador, da televisão, do celular, da bateria...


A boa notícia é:
No jamboree, você não vai precisar estar ligado a nada disso... Liberdade pura e simples.

A má notícia, se você ainda não percebeu, é:
Segundo a organização do Jamboree, quase não teremos tomadas disponíveis para recarga de bateria de celulares, cameras digitais, laptops e etc. no campo.

Os subcampos terão um número limitadissimo de tomadas de energia destinados para este fim, então, quando você quiser recarregar as baterias de sua câmera, ou daquele celular que você só usa porque não tem relógio de pulso (meu caso), você vai ter que enfrentar uma fila de espera ou ir em horários... digamos... que não tenha ninguem, as 4 da manhã, se o local em que as tomadas ficam ainda estiver aberto.

(super phone-camera-film-wireless-scout-camera-3000, com 4.1 mega. A câmera feita de pioneira.)



É exatamente por isso que vamos dar umas dicas para vocês não perderem nenhum "momento kodak" do jamboree:


-Dê preferência para máquinas digitais que possam usar pilhas normais (AA) ao invés de somente um tipo de bateria recarregável. Elas estarão disponíveis para venda em todo o campo.

-Tente levar aquela sua câmera de filme, para qualquer emergência.

-Carregue suas baterias, incluindo as reservas, se tiver, um dia antes do jamboree, no hotel em que você está, em sua casa, no aeroporto, na rodoviária... em qualquer lugar que seja que você veja uma tomada. Algumas baterias duram mais de uma semana, se bem utilizadas.

-Quando estiver batendo fotos, poupe bateria. Deixe a câmera ligada somente quando for necessário.

-Se controle usando o flash. Ele é uma das coisas que mais suga a bateria de qualquer câmera.

-Revezem a câmera por patrulha, cada dia um leva a sua para a atividade e todos usam. Quando for tirar a foto da patrulha inteira, com um monte de gente, tire só em uma máquina. Depois você repassa por e-mail para todo mundo.



Mas vamos imaginar que acabou tudo, bateria, cartão de memória...

Você faz o que?

Deita no chão e chora?

Não! O escoteiro é alegre, e sorri nas dificuldades.

Se você estiver num mato sem cachorro como este e ver, lá de longe, eu ou o Estevão, peça para a gente tirar uma foto, que a gente tira e coloca ela nos nossos sites (www.jlm.fot.br e www.f64.com.br ).



Simples, não? {;o)

6 comentários:

Anônimo disse...

Já que estamos falando em tomadas...
Vi num site desses de guias de viagem que a tomada padrão no Reino Unido é daquela de três pinos (acho que tem fio terra). Assim, além de ser difícil conseguir a tomada, ainda pode ser necessário usar um adaptador. Alguém pode confirmar isso?
SAPS.

Anônimo disse...

Sabemos que a tomada é diferente do Brasil, e provavelmente tambem seja diferente de outros países da europa.
Adaptadores de tomadas sao vendidos em aeroportos, e acho que tambem deverão ser vendidos no jamboree...


A minha "gambiarra" do dia, não aconselhável fazer sem a supervisão de um adulto, eheheh:
Eu tenho uma daquelas réguas que ligam várias tomadas, de computador, e sempre a levo para viajar, assim nao tenho problema com tomadas diferentes... porque?

porque eu deixei os dois pedaços de fio desencapados ali, entao servem em qualquer tomada...
no entando... pode não ser muito seguro!

Anônimo disse...

quanto aos celulares eu acho que as pessoas deveriam desencanar um pouco e aproveitar só o acampamento! quando quiser ligar pra casa, com certeza haverá telefones públicos. o único problema acaba sendo a câmera fotográfica mesmo! as dicas de economia são bem legais! agora caiu a ficha quem é o Estevão! Vc estava na última aventura sênior nacional??

Pablo Ferreira disse...

outra coisa é comprar umas 8 pilhas alcalinas. que duram mais que as recarregavéis. são carinhas mas valem o investimento nesse caso.

Unknown disse...

Olá a todos!
Estava em dúvida em trocar minha máquina digital, se compraria uma que utiliza pilhas ou bateria recarregável, acho quo vou ficar com a velha mesmo, assim faço uma economia!
Ah, sobre o celular, estou pensando em nem levar o meu! Falam que a ligação por lá sai bem carinha... Compensa mais comprar cartão telefônico acho!

Anônimo disse...

Pessoal, a melhor dica para economizar bateria é simples: em vez de todo mundo querer tirar a mesma foto com a sua própria máquina, onde a gente tira a mesma foto com 15 ou 20 máquinas diferentes, vamos nos organizar e compartilhar as fotos digitais por e-mail...