15 de julho de 2010

Suando o Sueco...

O Reino da Suécia, o terceiro maior país da União Européia com uma área de 450 mil km², tem uma população de 9,4 milhões de habitantes. Embora a Suécia possa ser pouco conhecida de muitos Brasileiros, várias de suas grandes empresas são famosas em todo o mundo, inclusive no Brasil: Volvo, Scania, Ericsson, Electrolux, Saab, Tetra Pak, Atlas Copco, Hasselblad, IKEA, Pfizer, Husqvarna, H&M, são todas empresas multinacionais que tem suas origens na Suécia.

O Sueco é a lingua oficial do país, e só é falado lá e em algumas partes da Finlândia.  No Jamboree, além do Sueco, as linguas oficiais serão o Inglês e o Francês. É sempre simpático aprender algumas palavras e frases da língua do país que vamos visitar, então seguem alguns termos em Sueco que podem ser úteis no Jamboree:

Oi! = Hej!

Meu nome é... = Jag heter...

Eu sou do Brasil = Jag kommer från Brasilien

Qual é o seu nome? = Vad heter du?

Por favor = snälla

Obrigado = tack

Sim = Ja

Não = Nej

Barraca = tält

Posso pegar um espeque emprestado? = Skulle jag kunna låna en tält pinne?

Eu perdi o meu saco de dormir = Jag har tappat bort min sovsäck

Você viu um gatinho branco chamado Tonto? = Har du sett en vit katt som heter Tonto?

Ele está ali = Han är där borta

Você sabe onde fica o banheiro? = Vet du var toaletten ligger?

Eu gosto de cantar Rap no banho = Jag gillar att sjunga Raplåtar i badkaret

A minha banda favorita é a Spice Girls = Spice Girls är min favorit musikgrupp

Nenhum comentário: