9 de junho de 2007

Fiquem de olho....

Durante o Jamboree no Stand do Brasil estará sendo exposta uma réplica do colar de Dinizulu com 2007 contas de madeira em homenagem ao Centenário do Escotismo.

Além disso, o escotista Moacir Starosta, autor do colar feito a mão conta por conta (só por curiosidade: cada conta leva onze passos para ser feita e o colar levou três anos de trabalho árduo aos fins de semana para ficar pronto) e idealizador do Projeto 2007, em conjunto com os dirigentes da União dos Escoteiros do Brasil, entregará ao Sr. Stephen Peck, Diretor de Gilwell Park, para ser colocado no museu de Gilwell, uma réplica com escala de 1/100 deste colar como lembrança dos escoteiros brasileiros aos escoteiros ingleses pela passagem do Jamboree e do centenário do ME.


O Projeto 2007 contempla ainda a realização de dois livros: um sobre Gilwell e um sobre a História da Insígnia de Madeira, que deverá ser lançado em breve em Inglês e Português.


Em 1888, quando uma expedição britânica foi enviada para a Zululândia, África do Sul, ela teria que combater Dinizulu, Rei dos Zulus - um esperto e bem conformado homem com 2m de altura. Em ocasiões oficiais Dinizulu usava um colar com quase 3,5m de comprimento feito com mais de 1.000 contas de madeira, feitos de uma madeira amarela da África do Sul e enfileiradas em um laço de couro cru
O colar era uma distinção conferida à realeza e distinguidos guerreiros. Durante as hostilidades que ocorreram em Natal e na Zululândia, naqueles longínquos dias, o homem que mais tarde viria a ser o fundador do Escotismo - o Capitão Robert Baden-Powell - ganhou a posse do colar de Dinizulu.
Quando B-P criou o Curso da Insígnia da Madeira em 1919 ele lembrou deste colar e retirou duas contas e amarrou-as com uma corda de couro, criando assim a Insígnia da Madeira para ser usada no pescoço e simbolizar o grau máximo dos escotistas. (fonte: http://www.geocities.com/rainforest/5213/sementes/woodbadge2.html)

Preste atenção, durante o Jamboree iremos divulgar a data e horário da entrega desta bela lembrança ao representante de Gilwell Park.

Nenhum comentário: