8 de agosto de 2007

Bem cedo, junto ao fogo, tornaremos a nos ver.

JAMBO!!!


Quase duas semanas.
Duas semanas que mudaram sua vida.
Nos 12 dias de jamboree, nós navegamos, nós aprendemos, nós ensinamos, nós caminhamos juntos (e muito!), escalamos, andamos de perna de canguru (!) e o mais importante.
Fizemos e re-encontramos amigos velhos.


Agora é hora de voltar para casa.
Deixar os seus melhores amigos para voltar aos seus melhores amigos.

Os momentos vividos neste jamboree são inexplicáveis para quem não foi, e raramente as pessoas irão entender o porque quê, de vez em quando, quando alguém na sua tropa grita “jambo”, todo mundo grita “hello”.
Ou porque alguns gritam coisas estranhas como “oygue oygue oygue” e os outros respondem “oye oye oye”.
Ou ainda uma coisa que parece até meio besta: todos paralisarem ao ouvirem o som de um apito paralisador (esta música foi trazida pelos brasileiros, e até o fim do jamboree eu já tinha ouvido ela em alemão, francês e mais umas duas ou três inintendiveis por minha pessoa)
Primeiras viagens, primeiros contatos internacionais, primeira vez experimentando uma comida eslovenia (e gostando!), primeiras paixões do outro lado do mundo.
Lama grudada em todas as partes do seu material.

Choro e emoção no amanhecer do escotismo, ao ver o mar de 40 mil lenços amarelos girando por sobre a cabeça de todos.
Alguns amigos não escoteiros já me perguntaram se eu sou louco, pois pago (caro) para ir trabalhar.
O sentimento de ir em um jamboree, seja trabalhando ou participando, é algo que não tem como explicar.
Só estando lá para ver, viver e se emocionar.
Infelizmente, para estes amigos, eu nunca tenho explicação:
São coisas que só quem viveu o jamboree entende.

Agora, ao retornar à sua casa, você terá a sensação de que tudo mudou, ao mesmo tempo que tudo continha igual.
Isto é algo extremamente normal.
Você sempre volta mudado de uma viagem.
Mas não deixe o “jambo-sick” (nome da doença atribuída à saudade do jamboree) te pegar.
Mantenha contato com seus amigos de outros estados, de outros países, de outros planetas.
Escreva e-mail, telefone, mande fotos.
Isso é o “Simplesmente Escotismo”.
Afinal, 2011 taí!
E não existe nada melhor que re-encontrar velhos amigos todo jamboree e descobrir o que mudou na vida deles, e como eles mudaram.

Como disse Eduardo Missoni, da WOSM, à partir deste jamboree, vocês não são mais simplesmente escoteiros.
São embaixadores da paz mundial.
Nestes doze dias que vocês viveram juntos, vocês viram diferentes religiões e credos, que em qualquer outra parte do mundo estariam em conflito, almoçando juntos e se divertindo juntos.
À partir de hoje, vocês devem sair do jamboree e levar o escotismo para o mundo, divulgar o maior movimento juvenil do mundo, que realiza eventos que atraem mais países que as olimpíadas, num clima não competitivo e extremamente divertido.
À partir de hoje, vocês são melhores escoteiros.
Melhores cidadãos.
Depois deste jamboree vocês devem sair para onde quer que seja que vocês morem, e devem iniciar a construção de um mundo melhor.
Esta é a nossa missão, que aceitamos ao renovar nossa promessa no dia primeiro de agosto, junto com mais 28 milhões de pessoas como você, ao redor de todo o mundo.

E nos despedindo de nosso blog, queremos agradecer à todos os nossos fiéis e queridos leitores, que visitavam este blog diariamente na busca por informações sobre estes 12 dias.
Desde Abril, quando a nossa equipe de mídia foi montada e começou a funcionar, com o lançamento deste blog, nós já tivemos mais de 20 mil acessos, sendo que nos dias de jamboree, a média ficou em mil e duzentos acessos/dia!
Como vocês puderam perceber, nós sempre mantemos o clima positivo e pra cima (com exceção deste post de despedida) porque isso refletia realmente toda nossa empolgação e espera por este acampamento mundial.
Afinal, já dizia Hemingway: “O melhor da festa é esperar por ela”.

Os próximos posts que teremos aqui serão apenas relacionados aos links das fotos do jamboree e do vídeo do contingente Brasileiro.





Se você quiser continuar acompanhando o trabalho de alguns de nossos membros da equipe de mídia, confira os links ao lado.

Fica aqui, portanto, nosso até logo.
E nós realmente esperamos que isto não seja muito mais que um até logo, nem mais que um breve adeus.
Esperamos tornar a ver todos vocês bem cedo, junto ao fogo, em algum outro jamboree ou em qualquer lugar que um escoteiro possa estar.
Não chore porque acabou.
Sorria porque aconteceu.




JAMBO!!!
GOODBYE!!!




Assinado:

equipe de mídia do Brasil e Young Correspondents

(na foto não aparecem todos, já que muitos estavam atarefados com outras pautas).
ps. Já existem algumas fotos online em www.scoutphoto.com.br para quem quiser olhar!
Em breve as do www.f64.com.br também já devem entrar.

23 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo evento, sem palavras...não mais simples escoteiros... embaixadores da PAZ... foi bom de mais ter sido leitora assídua desse blog... e encontrar o meu Rodolfo 2x nele... chorei ao ler a despedida...muitos de nossos jovens tem seus rumos, caminhos direcionados p/ uma vida feliz, graça ao escotismo... e como falam na despedida muitos pagam pra trabalhar... O JAMBOREE... sem política, sem corrupção, sem violência, parece q este mundo não existe, MAS EXISTE e vcs participantes do Jamboree provaram isso p/ o mundo. Foi Lindo! Parabéns.
Mãe do Rodolfo Tropa 12 do BR
gloriajsouza@ig.com.br

Anônimo disse...

Parabéns,parabéns,parabéns...pena que bons exemplos de moral,solidariedade,união, liberdade, amor ao próximo ...e tantos outros,que o Jamboree mostrou e não foi divulgado no Brasil. Mas o caminho é esse! demora mas, contagia!SEMPRE ALERTA!

Anônimo disse...

Joca e equipe, OBRIGADA! Obrigada por trazer à nós que ficamos toda a emoção diária deste evento. Claro que como mãe não pude deixar de me emocionar com seus relatos, mas o importante de tudo isso é a lição que fica. É POSSÍVEL. É POSSÍVEL A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO DE PAZ, respeitando-se as culturas, as crenças, as raças. Vamos lá embaixadores da paz! Temos muito trabalho a fazer.
Uma boa viagem de volta para todos, pois estamos saudosos, e até o próximo Jamboree!
Rosana - mãe do Yan - Tropa Senior GESLG - Ctba/Pr/Br.

Unknown disse...

Muito especial o trabalho que vocês fizeram. Nos deram a sensação de que estávamos com pelos menos os olhos neste Jamboree espetacular. E sim, só quem já foi a um Jamboree sabe o sabor especial que ele tem e é impossível descrever que tipo de sentimento é este. Mas que ele pode ser espalhado em forma de ações, isto pode... então vamos lá, que o Jamboree nunca termina, ele fica pra sempre no coração.
Beijoca a todos vocês que nos deram tantas alegrias.

Anônimo disse...

Buenas, antes do encerramento, gostaria de parabenizar E AGRADECER o pessoal que fez e manteve este blog. Nos últimos meses tenho acessado praticamente todos os dias. Sou escotista, tenho mais de 20 anos "de movimento", sou pai de um escoteiro que está participando do Jamboree, e posso afirmar que foi extremamente útil e oportuno o trabalho de vocês. Com certeza "FEZ A DIFERENÇA". Embora não esteja ai com vocês, "aproveitei" cada momento e confesso que muitas vezes me emocionei. PARABÉNS E MUITO OBRIGADO. DESEJO UM ÓTIMO RETORNO.
SAPS Sérgio Mosele

Anônimo disse...

Acompanhei o Jamboree pelo Blog! Amei! Excelente trabalho, e que a divulgação continue, pois a mídia só fala de maus exemplos, os bons ela esquece.Com certeza a minha filha não esquecerá jamais.
Connie, mãe da Natalia- tropa Sênior GESLG- Ctba-Pr-Brasil

Anônimo disse...

Joca e equipe do Blog, mto obrigada pelas noticias constantes, vcs foram meu ponto de refencia nesse período que meu filho de 14 anos estava acampado. Mto obrigada um abraço com carinho a todos.

Ariadne disse...

emocionante, sensacional...
parabéns para quem escreveu o texto :D
me deixou arrepiada...

boa viajem ao contingente brasileiro, e vamos nos preparar para 2011 \o

e obrigada por nos manter informados

Anônimo disse...

Prezados amigos deste blog,

MUITO obrigado por terem feito um trabalho tão eficiente, bonito e repleto de palavras emocionadas.

Sou pai de uma jovem de 14 anos e tio de um jovem de 16 anos, ambos petropolitanos e presentes no Jamboree Mundial que vocês tão bem cobriram.

Não pude estar lá fisicamente, mas devido ao vosso trabalho, meu espírito encontrou total facilidade em lá estar todos os momentos.

Não me atreverei a descrever cada momento que me emocionei, mas tenham a absoluta certeza que foram realmente MUITOS!!

Muito obrigado e Deus lhes acompanhe!
Claudio Fonzi

Anônimo disse...

Real,emte foi um belo trabalho de voces.Sou m ae de dum escoteiro de 16 anos e dois escotistas chefes que estavam ai.Realmente é muito importante o trabalho de voces e como ja disseram , é incrível como um encontro de 42.000,jovens de todo o planeta não é divulgado , nem comentado neste nosso enortme Pais-Brasil.Um evento realmete emocionante , que so pelo relato de voces ,gostaria de estar ai so para ver e ouvir , pois realmente da para acreditar que este mundo pode ser um mundo melhor com todos estes jovens.
Parabens a todos.espero que indiquem os videos de tudo que aconteceu por ai , pois para mim será um sonho em imagens.
Parabens mais uma vez e que Deus os abençoe e abençoe todos estes jovens de todas as partes do mundo que podem tornar o mundo um lugar muito melhor.

Anônimo disse...

Este JAMBOREE do Centenário com certeza trouxe:Impressões, experiências, atividades, vivências, fraternidades, jogos, conhecimentos, visitas, diversões, aprendizados, alegrias, decepções, lembranças, sustos, cansaços, trabalhos, dificuldades, ajudas, doações... ficarão gravados em suas mentes como a marca de um ferro em brasa que produz uma chaga incurável de felicidade. Jamais esquecerão!

A equipe deste blogger que tão bem soube passar as emoções meus sinceros parabens. Especiais ao Joca.
Marcos Lúcio Xavier
Mezena
Billy 101º PR

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho. Vocês me fizeram participar do Jamboree mesmo a milhares de quilômetros. Além disto, matava as saudades de meu filho que estava lá.
Moraes Jr.
35 RN

Anônimo disse...

Queridos companheiros da equipe de mídia, vocês são o item número 1 da minha lista dO Melhor do Jamboree.

E, ao contrário do que o Joca disse, sim, este é um post para cima, alto-astral. A saudade dos amigos fica. Mas tbm fica a certeza de que um dia vamos todos nos reencontrar. Seja em carta, e-mail, telefone, MSN, Skype, ao vivo e a cores ou em 2011!

See you in Sweeden!

Um grande beijo,

Raquel.

Joca disse...

ah, mas a intenção era fazer a galera chorar...

Voce sempre corta meus baratos, raquel...

droga, ehehehhe

Giba/Reinert disse...

Vcs foram demais neste Jamboree. Participei do Jamboree de Caucaia e até hoje morro de saudades e choro ao ver as fotos. Foi algo muito emocionante. E olha que fui como chefe. Aí na Inglaterra deve ter sido o máximo. Suas palavras nestá última postagem foram emocionantes, estou com lágrimas nos olhos.
Abraços a todos e divulguem muito o escotismo pois é o maior barato...

Anônimo disse...

Também quero agradecer a toda equipe do blog, apoiadores e "comentaristas" pela oportunidade de acompanhar o Jamboree à distância! Parabéns a vocês!

O clima deste Jamboree - que é o primeiro que eu acompanhei - me lembrou as edições do Fórum Social Mundial e dos Acampamentos Intercontinentais da Juventude que participei em Porto Alegre (RS). Aliás, como o escotismo tem 100 anos, esta idéia internacionalista solidária trazida por BP pode ser uma influência em toda a mobilização com este caráter humanista a partir de 1907. Afinal, o eslogam do FSM é "Um Novo Mundo é Possível", com paz, amor e properidade a todas as pessoas - e com todos os cuidados com nossa Nave Mãe, a Terra/Gaya!!!

Até mais! - iuriaz@hotmail.com

Unknown disse...

Simplesmente emocionante...
o escotismo eh demais
une todas as pessoas, todos os credos...
UM mundo uma Promessa realmente
somos todos um, um ideal de irmandade, de unidade

Me emocionei, me diverti, e me senti por dentro do jamboo nestes dias...
Parabéns a todos que participaram deste blog

Sempre ALerta

Anônimo disse...

Fecharam o blog com chave de ouro. Parabéns!!

Anônimo disse...

Parabéns Joca e toda equipe, vocês relamente foram sensacionais. Acompanhei a preparação e o Jamboree pelo blog e foi umito bom, fiquei pertinho do campo de ação, com vocês comandando o show. Bom retorno a todas e todos e até o próximo jamboree.

Lia disse...

Joca,
Vc me fez chorar..
Foi muito bom participar desta equipe, foi muito especial!!!!
A minha viagem esta sendo otima, mas ja estou com saudades do Jambo-Hello.
Estou em Endinburgh...
1000 beijos e ate a volta!

Unknown disse...

Joca, Lia, Estevão, adorei tudo no blog, acompanhei desde o início em abril, e agora li tudo o que postaram durante o jamboree.
Parabéns a todos, já estou com saudades de ficar correndo atrás de vocês pra pegar os "bons lances" de fotos e filmagens.
Um forte abraço.
Nos vemos em breve!
Sempre Alerta!
Éderson "Dé" Nunes - Três Coroas RS

Anônimo disse...

Vcs não valem nada!!!!!
Eu tô chorando feito uma boba aqui, sabia?
Parabéns pelo trabalho maravilhoso que vcs tiveram, ouvi muito comentários e elogios... parabéns mesmo!
E que venham outras atividades pra estarmos juntos novamente...
Um beijo enorme, cheio de saudades do Jambo...
July

Bruno Galante disse...

Pessoal...
Sem palavra! Vivenciei o meu maior sonho que era participar no Jamboree Centenário e realmente que só foi, sabe os sentimentos que eu senti durante o acampamento.

Parabéns, Joca, por ter conseguido fechar o blog com chave de ouro!

Agora, só esperar o próximo Jamboree, seja Nacional ou Panaméricano, para uma preparação melhor para Suécia! ;)

Servir!!!