1 de agosto de 2007

Um Mundo. 25 Milhões de promessas.

Emocionante.

Como feito há exatos 100 anos, uma corneta feita de um chifre de Kudu soou em Brownsea.
Neste exato momento, 40 mil escoteiros no Jamboree se levantaram e ergueram seus 3 dedos lembrando da promessa realizada no momento em que eles decidiram tornar-se escoteiros.
Há 100 anos esta promessa, ao redor do mundo, prega a Paz, o entendimento e a ajuda mútua.
Escoteiros das mais diferentes nacionalidades como irmãos, tanto no alto do palco do jamboree, ou em Brownsea, ou na África ou na austrália.
Hoje é do dia que entrou para a história como o dia em que 25 milhões de jovens prometeram quase simultaneamente ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião.
Ao fim da promessa, uma revoada de pombas brancas, simbolo de nosso centenário, e balões coloridos, representando a diversidade cultural do movimento, enquanto 40 mil escoteiros giravam seus lenços por sobre suas cabeças, causando uma imagem certamente inesquecivel para estes 40 mil participantes.
A arena central do jamboree foi pintada pela cor da flor-de-lis, com bandeiras carregadas com entusiasmo por todos os participantes.
Neste dia, não se levou nenhuma bandeira nacional à arena.
Neste dia todos fizeram questão de portar uma bandeira representando uma coisa bem maior: O maior movimento juvenil do mundo.
As bandeiras nacionais ficaram restritas apenas a uma rápida apresentação, enquanto escoteiros de todas as nacionalidades corriam com elas ao redor da arena.

Ao fim da cerimônia, todos os escoteiros coletaram assinaturas de centenas de irmãos em seus lenços especiais do centenário (eu mesmo tenho assinatura de irmãos da Suazilândia, Hungria, Bangladesh, Bélgica, Islândia, além de muiiiitos outros).

As imagens, por mais que tenham ficado bonitas, ainda não conseguem traduzir toda a grandeza desta cerimonia, mas fizemos nosso melhor.










E agora vamos seguir com o jamboree, torcendo para que o meu palpite sobre a banda que vai tocar hoje esteja certo...
se não, com certeza este será o mico do ano, hehehehe...

6 comentários:

Unknown disse...

JUNTO DE VOCES , FOMOS MAIS DE 350 QUE APÓS O ALVORECER E O TOQUE DO CHIFRE RENOVAMOS A PROMESSA NA MAIS NOVA MARAVILHA DO MUNDO O CRISTO REDENTOR

Anônimo disse...

só tenho uma palavra para 'isso':
EMOCIONANTE

só quem já viveu um Jamboree sabe o que é, mas esse é ESPECIAL...

para vocês que estão aí: APROVEITEM.. n só por vocês mesmos, mas pelos irmãos que aqui ficaram...

SAPS

Anônimo disse...

Nossa fiquei ate arrepiada com o que você escreveu Joca!!!
Bom pra informar a galera do Jamboree o Alvorecer aqui em São Paulo (no museu do Ipiranga) contou com mais de 700 escoteiros. As renovações foram feitas as 20hs, 22hs, 00hs,02hs,04hs e 6hs. Sendo que em 2 momentos conseguimos falar diretamente com vocês ai no Jamboree!! Por telefone conseguimos falar com o Daniel Galdino do G.E. Quarupe e com o Rafael Bronx do G.E. do Ar São Vicente, ambos de sampa.
Rolou muita emoção, muita amizade... Foi tudo de bom!!! Lembrando que ao menos algumas pessoas que estavam as 4hs da manhã no museu renovaram a promessa junto com vocês!!! Foi incrivel!!!
Beijos e Bom Jamboree!!!
Lu

Unknown disse...

Aqui em são Bernardo do Campo, as 06 30 contamos com a presença de 500 pessoas, entre jovens e adultos, que renovaram a sua promessa, foi muito emocionante, chorei muito, imagino voces ai no Jamboree,tenho certeza que estavamos todos conectados.
Bom Jamboree, que voces nos enviem muita energia,nossos jovens vibram a cada comentario, parabens, e que a banda que vcs tanto esperam possa tocar e agitar ainda mais voces, enquanto isso, ficamos aqui, de olho nas noticias.
Sempre Alerta
Marcia Padilha
GE São Bernardo - 308/SP

Anônimo disse...

Hahahahaha!!!

Varjão Pop Star!!!

Pow... Massa mesmo...

Anônimo disse...

poorra é o varjão ali?!?!
shUSIAHUSIahuisshuias


entãão
aki em curitiba o povo se reuniu no Jd Botanico..
e as 7h renovamos nossa promessa..

CLARO QUE ..
nao podia faltar as palavras do salamuni que por telefone conseguimos contato com ele que estava aí no jamboree


foi MUITO emocionante ..
só de pensar que hoje.. milhões de pessoas fizeram a mesma coisa, com o mesmo intuito !

:*