22 de junho de 2007

Que dia é hoje?

Hoje no nosso calendário é dia de ir ao dentista.

Não podemos deixar que um descuido nos deixe de fora de algum lance do Jamboree.

Mas e se acontecer alguma coisa durante o Jamboree, o que eu faço?
O Jamboree está muito bem servido em relação a área de saúde. Diversos postos médicos e clínicas estarão espalhados pelo Jamboree, além de um hospital. E durante as atividades externas uma equipe médica também estará pronta para ajudar.

Para nossa felicidade o Brasil também tem sua própria equipe médica.

Já faz alguns Jamborees que encontramos no Stand do Brasil uma equipe de escotistas da área de saúde pronta para socorrer os brasileiros.

A ideia de se ter uma própria equipe surgiu da necessidade de facilitar o atendimento dos brasileiros fora do país, onde explicar o que estamos sentindo em uma língua diferente fica meio complicado.

No Mundial a equipe será composta por 4 pessoas, sendo que pela primeira vez teremos uma dentista a disposição (mas não deixem de ir ao dentista antes do Jamboree) e provavelmente irá somar à equipe um médico de Portugal.

Qualquer problema procurem a Equipe Médica no Stand do Brasil.


Abaixo uma breve apresentação da Equipe:

Dentista: Carla Neves
Cidade: Santos - SP
Tempo de movimento: 11 anos e meio
Experiência em eventos escoteiros: experiência em eventos? Se for como dentista, é a primeira vez.. :) Só me lembro de ter feito extração de dente de leite de um lobinho uma vez num acampamento.. :) E uma vez, num jogo de ralo, um sênior do grupo levou uma cotovelada num dente.. e o dente do lado (um da frente) avulsionou (saiu inteiro, com raiz e tudo).. e eu fui chamada no meio da sede pra recolocar e encaminhar pro pronto socorro pra fazer uma amarria...:) Se for atividades que já participei: ARP, ARTE, Encontrão Escoteiro, Rover Moot Nacional, III Jamboree Nacional, Aventuras Sênior Nacional e Regional, Assembléias Regionais e Nacionais.
Algo que queira comentar: acho que prevenir é sempre melhor que remediar, né? portanto.. visitem seus dentistas antes do Jamboree e lá, não esqueçam de escovar os dentes.. :) mas, precisando, me procurem.. :)

Enfermeira: Clêide Pires de Jesus
Cidade: Goiania - GO
Tempo de movimento: 24 anos
Experiência em eventos escoteiros: Congresso Nacional - Goiania 97, Jamboree Pan Americano - Foz do Iguaçú 2001, Jamboree Mundial - Tailândia , Jamboree Pan Americano Argentina
Algo que queira comentar: Sou da Equipe de Saúde da minha Região.

Enfermeiro: Luciano Antônio Rodrigues
Cidade: Colatina - ES
Tempo de movimento: 16 anos
Experiência em eventos escoteiros: informo que estive à frente de praticamente todos os Eventos Regionais da UEB-ES nos últimos 7 anos, participei do II Jamboree Nacional, em Caucáia-CE, Encontrão Escoteiro de São Paulo, Plantio de Árvores para o Record de 20.000 árvores em 16 minutos em São Paulo, participei do II Jamboree de La Franternidad, na Bolívia. Será o Meu Primeiro Jamboree Mundial.
Algo que queira comentar: Acredito que todos que estiverem participando do Jamboree Mundial do centenário estarão consolidando toda a trajetória do Escotismo construída até hoje. Conte com o nosso trabalho para termos uma excelente atividade.

Médico: Pedro Sferelli
Cidade: Curitiba - PR
Experiências em atividades escoteiras: Já fui em muitos Jamborees mundiais, inclusive fui eu quem comecei com essa história de médico exclusivo da UEB em Jamborees, no Jamboree Colombo, no Parque Osório, em 92. Um menino americano havia se machucado, e obviamente, ele não falava português, e não conseguia explicar o que ele sentia em português. Por sorte, eu era médico e falava inglês, aí pude atender ele.
Foi assim que vimos a necessidade de um atendimento médico na língua materna de cada um, e desde então a UEB leva um médico exclusivo para todos os eventos internacionais.
Algo que queira comentar: A grande maioria dos atendimentos feitos por nós são de pessoas que sentem saudades de casa, o que é normal. Muitas pessoas estão saindo pela primeira vez de casa para ficar tanto tempo fora e só precisam de alguém pra conversar... Se você por acaso começar a se sentir mal, venha bater um papo com a gente

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns para a nossa equipe médica, e que eles não tenham NENHUM trabalho no Jamboree!

Unknown disse...

Isto sim é uma equipe médica e odontológica!!!
:)
Adorei!
Boa sorte a todos no Jamboree e assino embaixo do que o o Estêvão disse.
Beijinhos

Bruno Galante disse...

Carla!! Nem sabia que tu vai bancar a dentista lá! Hahaha
E lembro perfeitamente no sênior que levou uma cotovelada no dente!! Alias, lembro de tudo, até a bronca do chefe!! Hahahahahaha =xx

E reforço as palavras do Estevão de que vocês não tenham nenhum trabalho no Jamboree! ;)

Unknown disse...

Olha eu me lembro do Jampam da Argentina. Cheguei lá com uma puta otite e os médicos Argentinos só me encheram de boleta. Procurei nosso Dr. Pedro e fui salvo por esse jovem amigo que certamente deve ter sido médico de campanha em uma vida passada em uma guerra dessas. Meu muito obrigado ao Dr. Pedro e parabéns para nossa delegação por dispoor desse serviço em campos estrangeiros.
Um abraço a todos e boa sorte, BE THERE!
CHEFE BALA