5 de julho de 2007

Aqui fala-se Português!


Se você vai para o Jamboree e fala Português, você tem um encontro marcado: é o Encontro Lusófono, que vai acontecer lá no palco do Hub Day Visitors, dia 02 de Agosto às 19:30 hs, no meio do Jamboree Mundial!

A CEL – Comunidade Escoteira Lusófona – vai promover mais essa atividade, reunindo os cerca de 1.500 escoteiros que falam Português no Jamboree Mundial para uma grande festa! Mas o encontro na verdade começa bem antes já que todos nós vamos compartilhar o mesmo stand no Centro Escoteiro Mundial, o que já vem se repetindo com sucesso nos últimos Jamborees Mundiais.

Com 210 milhões de nativos, o Português é a quinta língua mais falada no mundo! Idioma oficial de Portugal e do Brasil, e idioma oficial, em conjunto com outra línguas, de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, é falado também na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli).

Se você estiver trabalhando como EIS no Jamboree, quando chegar lá já tenta ir negociando com o seu supervisor uma folga para participar do Encontro Lusófono. Mas, se não tiver jeito mesmo, o negócio é ir trabalhar e depois ver as fotos da festa e ler as notícias no Tupi.


2 comentários:

Anônimo disse...

Que bacana isso!

Alguns países lusófonos não estão aí, né? Timor Leste, Cabo Verde e Guiné-Bissau, pelo que sei.

Me interesso muito pela influência de povos não-europeus no escotismo através do BP. Até tenho pequenas coisas escritas sobre este assunto. Para algumas "mentalidades fechadas", resvalando para o racismo - quase sempre escamoteado -, podem funcionar (o argumento do texto) como uma evidência do equívoco de barrar, por exemplo, pessoas negras no movimento, já que a África é algo tão evidente na cultura e literatura escotista - em especial pelos escritos e místicas elaboradas pelo camarada Robert!

Abraço do

Iuri - Santa Cruz do Sul (RS).

Anônimo disse...

Ops! Acabei vendo que Cabo Verde vai estar presente, sim. No tempo da facul, tive amigos deste país!

Além dos países, há várias outras comunidades lusófonas pelo mundo todos, como é o caso de Goa, na Índia.