12 de julho de 2011

Costumes Europeus

Olá pessoal! Sou a Sabrina (bandeirante de SP) e vou ser spokeperson no Jamboree (não sei se todos já viram minha apresentação aqui no blog..).
Já começei minha viagem (mochilão) pela europa faz 1 semana e daqui sigo para o Jamboree! Estou na Noruega e já passei pela Alemanha e Dinamarca.



Aah, já encontrei por aqui váaarios escoteiros! Mas infelizmente, a maioria deles não vai para o Jamboree. Dai percebemos a quantidade de Scouts que tem pela Europa, pois além dos que vão para o Jamboo, tem muitos outros viajando por ai que não vão.
Quando vou para alguns passeios, levo sempre meu lenço! Nenhuma oportunidade de conhecer mais escoteiros pode escapar, certo?!



Bom, ai vão algumas dicas européias, principalmente para quem vai dar uma passada pela Escandinávia e pela Alemanha:

-Não aconselho levar cartões de crédito para Berlim. São raros os lugares que aceitam. Já na escandinávia, as lojas aceitam (Mastercard e Visa) e em algumas cidades, até o ônibus passa cartão!!

-Seja eficiente na hora de pagar. Os atendentes nem sempre estão de bom humor e são simpáticos como estamos acostumados.

-Ao atravessar a rua, siga a sinalização. Em algumas cidades, eles podem até te mutar se atravessar fora da faixa de pedestres ou não respeitar o farol! Além de pegar muito mal..


-Seja MUUUITO pontual! Todos os transportes públicos aqui chegam no horário previsto ou até antes! Fique esperta.

-Tente aprender algumas palavras da língua local. Os nativos ficam mais felizes, sendo que é uma forma mais educada de se comunicar.

-Quando conversar com algum estrangeiro, evite abraçá-lo ou tocá-lo. Vão pensar coisas erradas de você.

-Se você curte andar de bicicleta, alugue uma! Vale muito a pena, sendo que é baratinho e em algumas cidades sai até de graça! As ciclovias são óootimas!! Com faróis e tudo mais!



-Se não for tão esportista assim, pegue um mapinha da cidade ou dos transportes públicos e compre um vale transporte referente há quantos dias irá ficar na cidade. Eles são muito eficientes, além de terem várias linhas e pontos espalhados pela cidade inteira! Se bobear, passam na frente do seu Hostel ou Hotel.

-Não esqueça de trocar seu dinheiro, caso necessário. Tudo por aqui é um pouquinho mais caro do que estamos acostumados!

-Mochileiros, não encham suas mochilas com coisas do tipo, ´´aa, será que vou usar isso?!´´ A resposta é não! hahah Traga somente o necessário e caso precise mesmo de alguma coisa, compre por aqui.. Afinal quanto mais coisas levar, mais coisas para carregar! Além do que, concertza você irá comprar alguns presentinhos, comidinhas etc, por aqui. Venha com a mochila um pouco vazia, se der. Use o bom senso.



-Traga um ´´tapa olho´´ para durmir. No verão, dependendo da cidade, a claridade só vai embora por volta das 2h da manhã, sendo que a escuridão não dura muito.

-Cuidado com o nosso ´´jeitinho brasileiro´´. Não peça descontos por aqui. É muita falta de respeito. Apenas se te oferecerem. E como de costume, os europeus são muito honestos e não gostam de ironias. Não abuse e nem pense em dar uma de ´´malandrão´´ (como não pagar o busão).

-Na casa dos escandinavios, é de costume entrar e deixar seus sapatos na porta. Não estranhe.

Bom é isso gente! Ansiedade aqui ta foorte! Só de pensar que em menos de 15 dias estaremos acampando na Suécia!!

Aah, quem tiver interesse, eu e minhas amigas fizemos um blog do nosso mochilão. Todos os dias (ou pelo menos quando dá) tentamos atualizá-lo. Tem nosso roteiro, mais algumas dicas e fotos. http://escandinaviademochila.blogspot.com/


Até a Suécia e boa viagem pra todos!!
Servir,
Sabrina

3 comentários:

Gabriel disse...

Post muito bom! Bom saber da parte dos cartões de crédito em Berlim...Vou passar pela cidade, logo é bom estar antenado. Fico feliz pela tua viagem e ansioso pela minha, que se inicia neste sábado. See you soon in Sweden!

Bia Figueiredo disse...

Muito bom seu post (:

Fernando Salotti disse...

ps os primeiro brasileiros partiram dia 1 de julho esta errado ai