2 de julho de 2011

Preste Atenção!



Ninguém quer que o sonho de participar de um Jamboree termine bem antes de colocar o pé no campo, certo?

Listamos aqui algumas dicas para evitar de ser barrado em aeroportos no exterior:

Dicas para entrar no exterior sem problemas *

HospedagemLevar reserva de acomodação, mesmo em casos de estadia em albergues;
Casa de amigosPode entrar sem problemas, desde que prove que o dono da casa, no caso de barsileiros, esteja legal no país;
SaúdeLevar comprovante de seguro-saúde;
FériasSe for passar as férias do trabalho ou estudos fora do Brasil, levar uma carta da universidade ou da empresa que trabalha dizendo o período de férias;
Vínculo empregatícioCarteira profissional e holerite podem provar que a pessoa possui vínculo e estabilidade no Brasil;
RoupasA pessoa deve se vestir de acordo com o motivo da viagem. Por exemplo, um indivíduo que vai fazer turismo não deve chegar na imigração de terno;
Outros documentosEscritura de imóveis ou extrato bancário também prodem ajudar a provar o vínculo;
MenoresEmbora tenham mais facilidade de entrar, menores devem levar documentos que provem estabilidade financeira dos pais, como declaração do imposto de renda dos pais, escritura de imóveis ou documento de veículos em nome dos pais.

* Fonte: Agência de Intercâmbio Experimento


Visados
De um modo geral, todos os brasileiros que desembarcam são vistos como suspeitos de quererem se instalar no país, mas alguns perfis são mais visados que os outros.

Mulheres sofrem mais preconceito dentro dos aeroportos europeus, por conta de uma ideia de que muitas vão para o exterior à procura de trabalho dentro da prostituição.

Pessoas de 18 a 30 anos também são mais avaliadas. “Imagine uma pessoa com 23 anos, que acabou de se formar e quer viajar para o exterior. A primeira coisa que o agente de imigração vai pensar é que o sujeito não tem vínculo com o País nativo e quer tentar a vida fora”.

Provar que quer voltar
A maior dificuldade dos brasileiros é provar que querem retornar para o Brasil depois de conseguirem entrar em outro país. “O brasileiro precisa aprender a provar o vínculo que tem com o Brasil”.

Muitos recursos podem ser utilizados para provar o vínculo, desde holerites, carteira profissional, até escritura de imóveis e declaração do imposto de renda. “Além de provar o vínculo, a pessoa tem que provar que tem dinheiro para se manter durante sua estadia e mostrar passagem de volta. No caso de turismo, passagens com trinta dias geralmente não são bem vistas. É difícil para o agente de imigração acreditar que o indivíduo vai fazer turismo durante trinta dias”.

De um modo geral, no setor de imigração dos aeroportos, sempre haverá um intérprete da língua portuguesa. Caso não tenha, uma pessoa que fale o idioma será solicitada. "Caso venha a ser barrado, o brasileiro aguarda no próprio aeroporto o primeiro voo para seu país de origem. Caso a empresa que o passageiro viajou não tenha vaga, o mesmo é direcionado para outras companhias".

fonte: http://viagem.uol.com.br/ultnot/infomoney/2011/06/30/veja-dicas-para-evitar-ser-barrado-em-aeroportos-no-exterior.jhtm

5 comentários:

Greg disse...

Tem alguma ficha ou "certificado" que participaremos do jamboree para mostrarmos na imigração?

Mostras uma cópia da ficha de inscrição é valido?

Estêvão disse...

Greg, você pode levar uma cópia da sua ficha de inscrição no Jamboree, além do certificado do Safe From Harm (se for adulto aqui na UEB), e cópias do comprovante de pagamento das taxas do Jamboree. É importante saber que você vai entrar na Europa por um outro país que não é a Suécia, então você deve levar algum tipo de comprovante que você tem onde ficar antes de seguir viagem (ou uma reserva de hostel, ou um e-mail de alguém que o vai receber em sua casa, etc.) Não dá para chegar de avião em uma capital Européia e não saber onde você vai passar a noite. E não esqueça do comprovante do seguro-saúde, obrigatório para quem vai viajar pela Europa e que deve cobrir todo o período da sua viagem.

Greg disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

Como irei somente dia 23 chegarei no dia 24no aeroporto de copenhagen...há algum problema esperar no aeroporto o pessoal do jamborre?

Estêvão disse...

Anônimo, no seu caso eu imagino que você não vai ter problemas. Copenhagen é o aeroporto internacional mais próximo do Jamboree, e com certeza os agentes da imigração vão estar cientes da atividade.