4 de junho de 2011

O que fazer em São Paulo...

Nossa amiga, Carla Neves, coordenadora adjunta do 13º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom), paulista lá de Santos, dá umas dicas de como aproveitar bem a ida à São Paulo.

============================

O dia da reunião do Contingente está se aproximando e em uma semana escoteiros de todo o Brasil estarão em SP.

A convite do meu amigo Ricardinho, que será o chefe do Contingente, estou colaborando com essas linhas para que todos que não conhecem a capital paulista possam aproveitar essa vinda e otimizar o tempo por aqui.

São Paulo é uma cidade que consegue reunir uma série de particularidades que agradam os mais variados gostos, dos mais críticos aos mais desencanados.

Para os que puderem chegar no sábado, listarei aqui uma série de locais que vocês podem conhecer ou voltar caso já tenham ido, em companhia dos escoteiros que também virão para a reunião.

Começo sugerindo dois diferentes museus: o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa. Para quem já torceu o nariz, assim como eu faria, respire fundo e confira o site de ambos. Além de uma série de interatividades com os visitantes, são de fácil acesso e valor bem acessível.

O Museu do Futebol fica dentro do estádio do Pacaembu. A entrada custa R$ 6,00 (meia R$ 3,00) e reserve umas 4 horas para conhecer tudo lá dentro.


Já o Museu da Língua Portuguesa fica na estação da Luz (metrô Luz) e aos sábados a entrada é gratuita. Além do Museu, a própria Estação da Luz que foi revitalizada é um local que vale a pena dar uma volta por dentro. Em frente ao Museu, fica a Pinacoteca do Estado e o Parque da Luz. Para as “interessadas”, o Museu fica uma quadra de distância da Rua José Paulino (região conhecida por ser repleta de lojas de roupa e acessórios em preços bem acessíveis).

Para os que preferem atrações em áreas abertas, recomendo o Parque do Ibirapuera. O local por si só já vale a visita e a entrada é franca. Lá dentro também ficam o Museu de Arte Moderna (MAM), a Oca e o Planetário (cada um destes com uma programação e custo diferente). Não recomendo a ida ao Parque caso esteja chovendo, mas sem chuva, vale a pena esticar a toalha e fazer um piquenique por lá.

Já na área alimentícia, o Mercado Municipal tem os famosos sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau. O local fica bem próximo da Rua 25 de março, conhecida por seu comércio popular e diversificado.

Aos que apreciam a culinária oriental, recomendo que visitem o Bairro da Liberdade com calma no sábado (lembrando que no domingo a reunião ocorrerá no período da manhã e da tarde). Além de uma série de lojas com itens japoneses e chineses dos mais diversos (de balas a cosméticos, passando por itens para casa), os melhores restaurantes são bem cheios pela procura (portanto, possuem filas).

Para chegar em cada um deste locais sugeridos, recomendo que utilizem o googlemaps e vejam a melhor forma saindo do local que vocês estiverem (metrô + a pé é uma ótima solução para todos).

No mais, espero que vocês curtam e façam dessa vinda à SP uma oportunidade de tornar sua ida ao Jamboree ainda mais proveitosa e inesquecível!!

Sempre Alerta!!

Carla Neves.

2 comentários:

Larissa Terra disse...

Eu ja fiz todos esses passeios em Sampa e também reomendo! e minha "guia turística" de alguns deles foi a própria Carla Neves! Ela sabe o que diz! hahaha

Lai disse...

Aaaalguma chance de Broadcast? o.o Impossível ir pra SP e gostaria de acompanhar a reunião.