14 de junho de 2011

Os Campos de Tropa

Na reunião dos adultos (Escotistas e Staffs) em São Paulo todas as apresentações foram importantes; nós vamos disponibilizar os PDFs das apresentações aqui no blog ainda nessa semana, mas para adiantar, segue um texto preparado pelo Chefe Boulanger com ótimas imagens sobre como montar o campo de cada tropa no Jamboree.

Conforme prometido, segue também o Fire Protection Plan enviado pelos Suecos (em Inglês). E não se esqueçam de levar a trena!



OS CAMPOS DE TROPA NO JAMBOREE 




Cada Tropa, com 40 pessoas, receberá uma área de 23,2m x 28,6m para montar seu acampamento. A frente do campo será voltada para a estrada de acesso, e os outros três lados farão fronteira com os campos de outras Tropas (ver croquis 1, acima). Visando a segurança das instalações, algumas regras deverão ser observadas na montagem do campo. Vamos a elas:

- Nas laterais e no fundo do campo deverá ser deixada uma faixa livre de 1,5 metros de largura, ou seja, sem qualquer ocupação. Como as Tropas vizinhas também terão que respeitar esta faixa, teremos então uma faixa total de 3 metros sem ocupação entre campos adjacentes (ver croquis 2). 



- Na frente do campo deverá ser deixada uma faixa de 3 metros a partir da estrada. Nesta faixa, serão instalados os fogões a gás e a fogueira num dos lados e, no outro, o PÓRTICO de entrada no campo (ver croquis 3). 



- Para o pórtico deverá de usada uma área recomendada de 8 metros de extensão por 4 de largura (pode ser menor, por exemplo, 6 x 3 metros)

- Para dentro desta faixa de 3 metros a partir da estrada, deverá ser reservada outra faixa de 8 metros de largura, na qual serão instalados a área de concentração, o canto do lenhador, a barraca de estocagem e as 4 mesas e bancos para as patrulhas (ver croquis 4). 



- A área de concentração é um círculo com 8 metros de diâmetro, situada logo após o pórtico, na qual serão feitas as concentrações da Tropa e onde também ficará também o mastro para a bandeira.

- A barraca de estocagem deverá ficar a uma distância de 4 metros a partir da faixa dos 3 metros contada a partir da estrada de acesso.

- As barracas de dormir deverão ser montadas na área remanescente, depois das faixas de 3 metros e de 8 metros, ou seja, a partir de 11 metros de distância da estrada de acesso.

- Barracas grandes (assim consideradas aquelas com capacidade para mais de 8 pessoas) deverão manter uma distância de 6 metros entre si.

- Entre uma barraca grande e uma barraca pequena, deverá haver uma distância de 3 metros.

- Entre barracas pequenas, deverá existir uma distância de 3 metros, sem ocupação.

O lay out da disposição das barracas na área de acampamento deverá ser estudado pela Tropa considerando as regras acima e as barracas que serão utilizadas.



(Texto e imagens preparados pelo Chefe Boulanger.)


2 comentários:

Bricio Bapeli disse...

Caramba vai ter que haver 3 metros entre cada barraca? só vai dar pra montar as 4 barracas das 4 patrulhas! e vai ser tudo misturado!!
pq cada patrulha precisa de 3 barracas geralmente: 1 de meninos, 1 de meninas e outra de chefe... 4 patrulhas x 3 barracas são 12 barracas!
como vai caber tudo?

Bricio Bapeli disse...

não, cabe sim!! cabe cabe cabe..
acabei de fazer os calculos, apertado mais cabe.. ainda sobra uma rodinha no meio pra trocar umas ideias rsrs