24 de junho de 2011

PEIXE NO CAFÉ DA MANHÃ???

Oi, gente! O meu primeiro post! Que emoção! *o*

Bem, antes de uma viagem, penso que é muito importante saber as diferenças entre o lugar em que se mora e o lugar aonde se está viajando, não é verdade? Pra não acabar dando vexame e essas coisas...vcs sabem ;]

O único problema é que quando eu fui pesquisar sobre essas diferenças culturais, havia taaaaaanta coisa que eu tive que lapidar um pouco e preferir coisas mais importantes para o momento... Posso até falar em outra oportunidade sobre curiosidades exóticas ou até sobre um dos top 5 assuntos de maior interesse no mundo: comida J Mas deixemos isso pra próxima ;]

Entããão HERE WE GO:

-O básico primeiro: a Suécia, oficialmente Reino da Suécia, é um país nórdico (vikings!!!), localizado na Península Escandinava na Europa Setentrional. É uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo e, como a maioria de nós já sabe, seu rei é um membro escoteiro e preside a World Scout Fundation e a rainha é metade brasileira, morou em Sampa até os 13 anos e fala português fluente (ou seja, somos todos queridos por lá :D).

-99% dos suecos falam inglês, então é um lugar bem fácil de viajarJ

-Independente de se morador ou visitante, não se usa calçado entro de casa, e todas as casas têm um lugar para pôr o calçado. Lá dentro anda-se de meias. Até algumas empresas lá funcionam dessa mesma maneira.

-Pra quem acha que é coisa de 3° mundo apenas, eles também têm mendigos nas ruas. Fikdik.

- Os casacos possuem uma pequena alça na parte interna para facilitar que seja pendurado e as casas possuem um lugar para isso.

- Na maioria das casas não há cortina ou elas simplesmente não são usadas, sendo assim, é possível ver tudo o que acontece lá dentro...falta de privacidade, né? Bem...talvez eles não tenham o que esconder ^^’

- Pra tomar banho, a maioria deles só usa sabonete líquido;

-Às vezes, na Suécia pode até parecer ter clima tropical no verão, chegando a 35°C no sul e isso causa certo engarrafamento nas praias... Ah! E pra quem está indo, vale lembrar que a temperatura nessa época do ano varia mais ou menos entre -5°C e 35°C lá, então se preparem!

- Algo bem legal lá é que qualquer cidadão tem acesso à natureza por lei, não importando se o terreno é público ou particular (ainda que cercado), não é crime entrar e acampar, desde que se deixe tudo da forma que encontrou e que não se fique no local por mais de 3 dias.

-Em 1967, os motoristas mudaram da noite para o dia o tráfego: ao invés de dirigir na esquerda, mudaram pra direita .-. Aleatório, não?

- A maioria dos fogões é elétrica, assim como o aquecimento de água;

- Todas as torneiras têm água quente e fria e eles não costumam usar esponja para louça, mas uma espécie de escovinha especial;

-Nas faixas de pedestres onde há sinal, existe outro sinal especial para ajudar deficientes visuais que faz com que o sinal luminoso seja acompanhado por bips espaçados ou rápidos quando o sinal está fechado. Ah! E é necessário apertar o botão para atravessar, ok?

- O Prêmio Nobel tem origem lá (levando o nome do sueco que inventou a dinamite oO), o Banco de Estocolmo foi o primeiro a imprimir notas de dinheiro na Europa e circula lá o mais antigo jornal que se edita no mundo, o Post och Inrikes Tidningar, sem interrupção desde 1645, quando foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia.

-Lá só se passa frio na rua porque tooodos os lugares têm calefação e até o assoalho é quente!

-Uma quantidade muito grande de mulheres pinta o cabelo de preto... xD Que oposto!

- A Suécia é um país com liberdade de expressão. Infelizmente existe o outro lado da moeda e grupos neonazistas encontram em seu seio um bom lar, onde idéias nazistas e racistas não acarretam nenhuma punição. Sou negra, galera, me preocupo com isso x.x

-Lá, os pais não podem insultar, bater ou envergonhar seus filhos... Será que isso daria realmente certo aqui no Brasil...?

-Na rua, quem não anda de carro tem prioridade e é extremamente comum andar de bicicleta para o trabalho ou para a escola mesmo tendo um carro na garagem.

-A idéia de ‘se é bom pra sociedade é bom pra mim’ é muito forte lá. Eles entendem que a Lei é para o bem deles e seguem rigidamente coisas que achamos banais, ou seja, nada de jeitinho brasileiro por lá, viram? Eles tratam os brasileiros muito bem, mas não hesitariam em te dar um carão!

- Eles gostam de manter um espaço de privacidade em que não haja invasão. A vida em família, a casa, por exemplo, são meio que um templo. Você só é convidado para "invadir" esse espaço se for muito, muito querido pela pessoa.

-Essa é importante! : Independente da sua idade, não se bebe na rua, e se você fizer isso, vai aparecer um policial, te dar uma bronca e ainda te mandar jogar a bebida fora! Não que seja proibido beber, mas até bares e restaurantes que têm licença para vender são obrigados a colocar uma cerca se têm mesas nas calçadas! Cuidado com isso!

-Aliás, a compra e a venda de álcool são altamente limitadas. As bebidas com mais de 3,5 de álcool são taxadas com um imposto altíssimo e sua venda é monopólio do governo, podendo apenas ser compradas no “Systembolaget”.

-Muitos suecos usam ‘snus’ (espécie de tabaco oral úmido) ao invés de fumar, que é colocado sob o lábio superior em contato direto com a gengiva...mas, sinceramente, a única grande vantagem é que não tem fumaça...

-Provemos de tudo, galere, principalmente os pratos típicos: almôndegas, salmão, carne de rena (perdão vegetarianos) e até arenque, que é um peixinho típico do café da manhã sueco.

Bem... me despeço por aqui pedindo apenas que comentem, sugiram!

Bjiinhos, galera ;*

SAPS!Fui!

13 comentários:

Priscila disse...

Muuito perfeita sua postagem Marilia :D

Unknown disse...

Nossa, ficou muita boa a reportagem... é cada coisa que a gente nem imagina :O

Lai disse...

Ótimas, curiosidades Marilia, depois conta mais coisas pra gente :)

Chefe Vê disse...

Adorei Marília! Acho que seu post foi muito útil para todos que vão para o Jamboree! Algumas curiosidades são muito importantes de saber para não dar vexame lá!
=***

Arnaldo Cursino disse...

Parabéns, ficou realmente muito bom. Espero que continue a nos brindar com estas informações que além de serem bastante interessantes são também muito úteis para a garotada que vai prá lá. Parabéns!

Paula Pontes disse...

AI! Que horrível, Marília! Quem quer saber disso? KKKKKKKKKK BRINCADEIRINHA, MAH LINDA! Ficou ótima, hahahaha gostei mesmo. E, quando eu me acostumava com a ideia americana de comer ovo e bacon no café, vêm os suecos que comem peixe no café. Sou adepta a ideia que em café da manhã se come PÃO uahsuahs!

MahNestor disse...

Oooounti, vcs acharam bom mesmo?
Vlw, galera :')
Sério, os comentários de vcs são muito importantes pra mim!

Lívia disse...

Maah! Ficou muito boa a postagem, não ficou cansativa e mostrou muita coisa interessante!
Beeeijos

Anônimo disse...

adooorei o post , algumas coisas eu ja sabia, como o snus , tenho parentes la e eles vivem com isso na boca , deve ser horrivel hehehe! mais muuuiito bom o post mesmo continue assim mah!

Valdívia disse...

Legal, Marília! Adorei seu estilo de escrita. Gostoso de ler!!

Yago disse...

Parabéns Marília
ficou muuuuito boa a sua postagem e como disse a chefe Vê tem muita coisa importante pra ninguem passar vexame
Parabéns
SAPS

Dóris, :* disse...

muito bom o post, adorei! (:

Léeo disse...

Muito Feeera! Aposto que a galera vai curtir bagarai! ;p
Parabéns! ;*