5 de julho de 2011

O Ramadã

Em 2011 o Jamboree Mundial acontecerá durante o mês do Ramadã, o nono mês do calendário islâmico, celebrado por 1,5 bilhão de muçulmanos no mundo inteiro. Dos 30 milhões de escoteiros no mundo, cerca de 9 milhões são muçulmanos, principalmente na Ásia, África e no Oriente Médio.

O calendário islâmico é diferente do nosso calendário gregoriano, e segue as fases da lua, enquanto o nosso segue o ano solar. Por isso, no calendário islâmico todo ano tem cerca de 10 ou 11 dias a menos, e os meses não acontecem sempre na mesma época do ano.  Em 2007, no Jamboree Mundial na Inglaterra, que também foi em Agosto, o Ramadã aconteceu entre Setembro e Outubro. O calendário islâmico começa com a ida do profeta Maomé de Meca para Medina, e hoje estamos no ano 1432 AH (anno Hegirae). Segundo a crença Islâmica, Allah começou a revelar o Alcorão para o Profeta Maomé durante o mês do Ramadã.

Durante o Ramadã, que dura cerca de 28 dias, todos os muçulmanos maiores de 12 anos devem praticar o jejum entre o nascer e o por do sol todos os dias, salvo se por algum motivo justificado (gravidez, enfermidade, idoso, etc.).  Isso quer dizer que durante o Jamboree muitos muçulmanos não farão suas refeições nos horários convencionais; a organização do Jamboree está preparada para isso e oferecerá refeições durante as noites.

Mais do que apenas jejuar, o Ramadã é um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste período pede-se ao crente maior proximidade aos valores sagrados do Islã, a leitura mais assídua do Alcorão, maior freqüência à mesquita, correção pessoal e autodomínio.



O jejum durante o Ramadã é um dos cinco pilares do Islã, junto com a Fé em um Deus Único, as cinco orações diárias, a prática da caridade e a peregrinação a Meca pelo menos uma vez.


2 comentários:

Anônimo disse...

O problema q o sol nasce as 4h da manha e se poe as 10h da noite..

Estêvão disse...

Tem alguns pontos que eles terão que resolver, não é só isso. Além de não poder comer durante o período de jejum, os fiéis também não podem beber água durante o dia... Mas pelo que entendi, quem não puder cumprir o jejum durante o mês do Ramadã pode fazê-lo depois, por 60 dias seguidos.