4 de julho de 2011

Recadinho da Equipe de Saúde!

Olá pessoal!!!

Faltam poucos dias para que as nossas viagens comecem e venho fazer alguns lembretes...

Você já tomou a sua vacina contra o Tétano??? A vacina contra o tétano está no nosso calendário vacinal da infancia, conhecida como vacina tetravalente (DPT+Hib), que é feita aos 2, 4 e 6 meses de idade e depois dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP), aos 15 meses e depois com 4 a 6 anos. Quando adultos nós temos que continuar a tomar a vacina do tétano de 10 em 10 anos, com a vacina dT.

O que você deve fazer? Procurar nas gavetas, caixinhas, pastas, etc... a sua carteira de vacinação infantil. E se você já é "grandinho" procure também a sua. E procure pela vacina do tétano. Se já faz mais de 10 anos você precisa tomar novamente. Então se você foi ao ultimo Jambore na Inglaterra e tomou, se você teve um acidente, se cortou, pisou em um prego ou algo do genero nos ultimos 10 anos e também tomou a vacina, se você é escotista e tem um filho que ainda não tem 6 anos para ser lobinho e também tomou na gravidez... Você não precisa tomar novamente. Se você não tomou... Tem que tomar. O tétano é uma doença infecciosa grave, causada por uma bactéria que é encontrada no solo, em fezes de animais, e em outros objetos que possam estar contaminados. Ferimentos com objetos contaminados (no nosso caso usamos muito facão, fachadinhas, vamos mexer em lenhas, e sabe se lá no que pisamos...) normalmente representam um risco grande de desenvolvimento da doença, se a pessoa não tiver sido vacinada.

Falando em vacina, outra vacina que precisamos checar nas nossas carteirinhas (aquela que você já está pensando "meu deus, aonde será que tá essa coisa?"), é a vacina contra o sarampo. O Brasil está livre do sarampo a um bom tempo, mas está bem evidente na midia que há um pequeno surto de sarampo na Europa, e para nos prevenirmos também é bom checar. A vacina contra o sarampo também é do calendario vacinal regular e é feita em dose única aos 12 meses de vida, e um reforço entre 4 e 6 anos, tendo ainda um reforço após os 20 anos, conhecida como triplice viral (vacina contra caxumba, sarampo e rubéola). A triplice viral passou por uma campanha nacional no ano de 2008 contra a rubéola, então se você já tem a vacina e o reforço, não precisa tomar novamente.

E aí você está pensando, "tá agora essa pessoa vai parar de falar de vacina né", mas eu não posso deixar de falar, juro que é a ultima, da vacina da febre amarela. A febre amarela é uma doença grave que pode ser evitada com uma dose de vacina eficaz, que protege durante 10 anos, devendo ser aplicada pelo menos 10 dias antes da sua viagem. Encaminho a todos um link da Anvisa (agencia nacional de vigilancia sanitaria) sobre o assunto: http://www.anvisa.gov.br/paf/febre/index.htm onde você pode encontrar mais informações sobre o assunto.

Há a preocupação de alguns países com a contaminação com a febre amarela, e estes podem pedir o CIV (Certificado Internacional de Vacinação), um cartão de cor amarela disponivel em postos da Anvisa em portos, aeroportos, fronteiras e ainda sedes da coordenação da anvisa (geralmente em capitais). Para evitar um trabalhão, disponibilizo para você um link da WHO (World Health Organization) em ingles, onde você pode procurar o pais pelo qual você passará e principalmente aquele pelo qual você entrará na europa, para ver se o pais exige ou não este CIV: http://www.who.int/ith/chapters/ith2011countrylist.pdf . Para a obtenção do CIV deverá ser apresentado, junto com o Cartão Nacional de vacinação, um documento oficial com fotografia. Para menores de idade é necessária a apresentação da Certidão de Nascimento.

Acho que de vacinas era isso... :)

Quero lembrar todos vocês que não é porque faz frio com sol que não queima, então lembro a todos que o protetor solar é muito importante, no mínimo fator de proteção acima de 15.

Lembro também que estaremos em outro pais, diferente altitude, diferente clima, temperatura, praticando atividades todos os dias, então tomar água é FUNDAMENTAL, carregue a sua garrafinha linda do enxoval cheia de água o dia todo, e beba muita, muita água.

Lave muito a sua mão, sempre, antes, depois de ir ao banheiro, antes de cozinhar e mais vezes ao dia.

E se você sentir algo diferente como febre, mal estar, dores, peça ajuda ao seu chefe primeiro, e se você é IST venha até nós, estaremos lá para ajudá-los. Eu (enfermeira Beatriz), a Cleide, também enfermeira e o Pedro, médico da equipe, no stand brasil.

Um grande abraço,


Beatriz Belém Buendgens
Equipe Médica - Enfermeira
Contingente do Brasil

3 comentários:

Diogo Laux disse...

Ótimas informações!! Vou ali procurar minha carteirinha de vacinação...

Lai disse...

Sempre alerta para não tomar agulhadas desnecessárias! Mas se você não tomou,não deixe de tomar estas vacinas, é mesmo muiiito sério!! Se vc é como eu morre de medo de tomar vacina, pq eu assumo eu tenho PAVOR de agulhas, leve um amigo pra segurar a sua mão que eu juro que acaba rápido e vale muito a pena quando você ralar o joelho naquele super jogo não precisar preocupar com nada a não ser lavar direitinho.

Ariadne disse...

A vacina de tétano dói muuuito!!! hahaha...