29 de maio de 2011

Apresentando: Jamboree UN Forum

Hoje vamos conhecer os dois jovens que representarão o Brasil no Jamboree United Nations Forum: a Thaís de Santa Catarina e o Matheus do Distrito Federal. Durante um dia inteiro eles participarão, junto com outras duplas de jovens de todos os países presentes no Jamboreee Mundial da Suécia, de um fórum de discussões, baseado nos métodos de trabalho das Nações Unidas. O tema em debate será Mudança Climática.





Olá :)

Eu sou Thaís Lacerda Queiroz Carvalho e serei a representante do Brasil no Jamboree United Nations. Junto comigo estará o Matheus.

Sou de Blumenau, Santa Catarina. Tenho 17 anos e faço parte do movimento há dez. Sempre fui do G.E. Leões de Blumenau.

Já participei de inúmeros acampamentos regionais, dois Jamborees Nacionais (em Brasília e em Foz do Iguaçu) e do Jamboree Mundial do Centenário, em 2007, na Inglaterra. Acreditem, foi simplesmente a melhor experiência de minha vida! E tenho certeza que este será tão bom quanto! ;)

Já participei também do 11th World Scout Youth Forum e da 39th World Scout Conference.

O Jamboree United Nations é uma novidade para mim, já que no último Jamboree não teve tal atividade, mas meu sonho é ser diplomata, então penso que esta será uma experiência muito importante de preparação pro futuro. Falo Inglês e também um pouco de Francês. Espero conseguir representar bem nosso país nesta atividade e, é claro, me divertir muuuuuito nos doze dias de Jamboree, junto com todos vocês :) "See you in Sweden!"





Oi, gente! Meu nome é Matheus Vieira Portela, mas todos me conhecem como Tcholas (acredite). Tenho 17 anos e sou do 14º DF, G.E. Bernardo Sayão. Toco violão (pena que não vou poder levá-lo) e pratico artes marciais (Aikido e Karate). Minha cor favorita é o vermelho, principalmente por causa da sua intensidade e força que exerce sobre nós.

Entrei no movimento escoteiro em 2004 e participei de muitos eventos, incluindo dois Jamborees nacionais. Apesar disso, esse será meu primeiro acampamento internacional e estou muito ansioso! Sei que conhecer pessoas novas é uma das partes mais divertidas do Jamboree, então quem quiser pode me adicionar no MSN para conversar: tcholasmatheus@hotmail.com.

Já participei de duas simulações da ONU aqui em Brasília, então sei como funcionará o Jamboree UN. Espero que essa simulação sirva como um importante meio de disseminar informação acerca das mudanças climáticas e que sejam sugeridas ações locais para que nós mesmos possamos ajudar o planeta.


27 de maio de 2011

E o que levar????


Daqui a 60 dias estaremos na Suécia curtindo um super acampamento com gente de todos os cantos do mundo, mas para passarmos dias agradáveis precisamos pensar muito bem no que levar na mochila e tomar cuidado para não levar a casa toda nas costas.

Vamos tentar te ajudar com uma listinha básica, porém nem um pouco pequena, e algumas dicas.


Equipamento de dormir

- Barraca

- Saco de dormir (lembrar que a temperatura pode cair

até 10ºC)

- Isolante Térmico (quem for participar do Camp-in-Camp

precisa de um)

- Travesseiro inflável (ao invés do travesseiro normal)

- Cadeado com segredo

- Toldo

- Roupa de dormir


Artigos de Higiene

- Pasta de dente

- Escova de dente

- Sabonete

- Shampoo

- Condicionador (shampoo 2 em 1 é uma boa)

- Pente/ Escova de cabelo

- Toalha (as superabsorventes economizam espaço,

fralda de pano também é interessante)

- Protetor Solar

- Protetor Labial

- Repelente

- Kit de primeiros socorros com os remédios de

uso pessoal

- Barbeador

- Cortador de unhas

- Absorventes


Roupas

- Traje/ Uniforme completo conforme P.O.R.

- Lenço do Contigente Brasileiro

- Cinto escoteiro

- Roupas íntimas

- Shorts/ Bermudas

- Sandália (papete)

- Chinelo

- Tênis

- Botas impermeáveis

- Gorro

- Boné

- Luvas

- Meias e meias para frio

- moletom e calça de agasalho (jogging)

- Blusas quentes (fleece)

- Calças compridas (calças bermudas são bem práticas)

- Camisetas

- Camisetas de mangas compridas

- Jaqueta impermeável

- Roupas para chuva

- Capa de Chuva

- Roupa de banho

- Roupa de briga (para atividades mais rudes)


Outros itens

- Documentos

- Kit cozinha: prato, talheres e caneca

(inquebrável)

- Sacos plásticos para roupas sujas e/ou molhadas

- Squeeze

- Lanterna e pilhas extras

- Caderneta e caneta

- Mochila de ataque

- Câmera fotográfica e bateria extra (não esquecer do

carregador,adaptador para tomada sueca e cartão de

memória)

- Sabão em barra/ Sabão em pó para lavar a roupa

- Kit de costura (alguns botões, agulha e linhas)

- Relógio

- Óculos escuros

- Óculos reserva para quem usa óculos e/ou lentes

- Distintivos e outros itens para troca

- Presentes e souvenires para as famílias do Ho-Ho

- Saco protetor de mochila
- Cartão de Crédito, de Débito e/ou VisaTravel Money
- Rádio FM (para escutar a rádio do Jamboree)


Lembrando que iremos receber no enxoval:
- 1 boné
- 1 jaqueta de nylon
- 4 camisetas (com dias específicos para uso)
- 1 camiseta para a Atividade Lusófona
- 10 distintivos do Contingente
- 1 termo de metal
- 1 mochila de ataque
- 2 pins do Contingente
- 50 cartões de visita
- 1 lenço escoteiro oficial da UEB com identificação do evento



Dicas:
- Procure levar roupas práticas, que sequem rápido, que possam ser usadas em diversas situações;
- Quem for fazer turismo pode ter problema com a franquia de bagagem em voos internos, então evite excessos e supérfluos (secador, chapinha, sapato de salto alto, creme e mais cremes, maquiagem, bichinho d
e pelúcia, travesseiro, objetos de valor, som com alto falante, etc.). Isso vale também para quem não for turistar;
- Levar todo o equipamento ensacado (em sacos de supermercado, sacos estanque, sacos de lixo...), pois chuva está na programação do Jamboree. Dar especial atenção ao saco de dormir;
- Identificar todo o material com pelo menos nome e país. Colocar na mochila uma TAG como o da imagem abaixo:

- Existem sacos compressores, muito úteis para quem quer reduzir o volume da bagagem;
- Para quem não quiser levar pilhas e mais pilhas para colocar na lanterna pode optar pelas lanternas de dínamo. Mas é bom levar pelo menos 2, pois elas são frágeis;
- Ao montar a mochila lembre-se que você terá que carrega-la por longas distâncias, pense no peso, na distribuição do material dentro da mochila, evite material fora da mochila.

Quem tiver mais alguma dica é só postar um comentário.



Apresentando: os Jovens Porta-vozes

Além dos Jovens Correspondentes (Young Correspondents), o Jamboree vai ter também um programa de Jovens Porta-vozes (Young Spokespersons).  Esses jovens do mundo inteiro foram selecionados em seus países para conversarem com os jornalistas e a mídia em geral que estejam fazendo reportagens no Jamboree, dizendo como é ser escoteiro ou bandeirante, e relatando sua experiência em participar do Jamboree Mundial.

Conheça abaixo os quatro Jovens Porta-vozes selecionados para representar o Brasil, incluindo uma bandeirante de São Paulo!



Oi, galera! Meu nome é Marília Nestor, tenho 17 anos e sou de corpo e coração do 15º DF, GE Lis do Lago. Serei uma 'spokesperson' no Jamboreee estou esperando inquieta pelo evento! Imagina, gente: Mais de 30000 pessoas do mundo inteiro com culturas, crenças, hábitos, conhecimentos diferentes, dividindo uma mesma Promessa, uma mesma Lei! Jogos, pioneirias, desafios, Suécia!!! Estou esperando mais que ansiosa por encontrar todos vocês no WSJ :) SAPS!




Dae galera, meu nome é André Lunge, eu tenho 17 anos e sou do GE Concórdia, localizado em Concórdia – SC.  Eu gosto bastante de feijão com arroz e minha cor favorita é o branco. Se eu fosse um animal e pudesse escolher qual, eu escolheria uma águia, pois ela é o animal que voa mais alto, estando sempre alerta, assim pode observar e concluir a hora certa de agir.

Eu acho, ou melhor, espero que esse JAMBOREE seja o melhor de todos os tempos, que haja espaço para amizades que possam cruzar oceanos e também que durem para sempre.

Quanto a minha função, de Young Spokeperson, espero corresponder a altura, falando com jornalistas ou gente da imprensa de todo mundo. Enjoy the JAMBOREE!




Olá, meu nome é Carina Minami Uchida, nasci no Japão, porém moro em São Paulo desde pequena e sou meio brasileira e meio japonesa. Com 14 anos, sou escoteira do Grupo Escoteiro Caramuru. Minha cor preferida é azul, sem nem uma razão lógica eu adoro a cor. Também, minha comida favorita são almôndegas, bolinhas de carne moída com molho de tomate não existem coisas melhor que isso. Pena que eles são tão pequenos. Se eu fosse um bichinho, eu provavelmente seria um cavalo, pois sempre os achei fascinantes, elegantes e bonitos. 

Minha vida no movimento escoteiro começa em 2004, com apenas 7 anos virei lobinha. Desde então fui a várias atividades, caças, acampamentos e encontros. Hoje sou escoteira e já participei do Jamboree Nacional 2009 em Foz do Iguaçu e do Jamboree Panamericano 2010 no México como Jamborees.

Eu espero que o Jamboree Mundial seja uma experiência única e inesquecível, com muitas aventuras, aprendizagem, conhecimentos novos sobre outras culturas e especialmente amizades novas com pessoas do mundo inteiro. Espero que seja uma viajem que vou levar para o resto da minha vida, pois não é sempre que conseguimos unir escoteiros do mundo inteiro.

Obrigada.





Oi gente,

Me chamo Sabrina Sadalla, podem me chamar de Sá ou Sassá, tenho 17 anos, e amo arroz com feijão! hehe vou sentir falta disso na Suécia :(

Bom, amo animais e adoro cachorros! Sou do Grupo Bororos, localizado em São Paulo - SP . Estou lá há 7 anos e com certeza já passei por muita coisa dentro do grupo, experiências maravilhosas e acampamentos, em que adquiri um conhecimento indescritível que levarei para o resto da vida. Lá dentro, cresci e amadureci bastante, aprendi a respeitar melhor o próximo e que com as dificuldades nós aprendemos a dar valor as coisas mais pequenas.

Espero que o Jamboree seja maravilhoso, será o meu primeiro e estou mega ansiosa! Quero voltar pro Brasil com vários amigos escoteiros pelo mundo, por isso acho que não vai dar tempo nem de dormir por lá! hehe Pretendo conhecer várias culturas, principalmente as mais diferentes da nossa sendo que podemos dar uma volta ao mundo sem andar muito (ou não né) afinal são muuitos países participando.

Fiquei gritando aqui em casa, quando recebi o e-mail de confirmação de que seria uma dos young spokeperson (YPS) nesse Jamboree representando o nosso país. Espero fazer o melhor possível como spokeperson e poder informar a mídia sobre nossa bagunça organizada durante o Jamboree :)

Contagem regressiva, tá chegaaaaando! :D Boa sorte e um ótimo Jamboree para nós! Até Julho galera, Servir.

25 de maio de 2011

Apresentando: os Jovens Correspondentes

Continuando com as apresentações da equipe da UEB no Jamboree, hoje vamos conhecer os quatro participantes juvenis que representarão os Escoteiros do Brasil como Jovens Correspondentes no Jamboree Mundial da Suécia.

Além de participarem das atividades normais do Jamboree com suas patrulhas, eles ainda terão a oportunidade de relatar suas experiências para os outros participantes do Jamboree Mundial através das mídias no campo, e para o mundo, pela Internet, inclusive com posts diretamente do Jamboree aqui no blog.



Meu nome é Beatriz Figueiredo, tenho 15 anos e sou de Curitiba. Entrei no movimento em 2002 no Grupo Escoteiro Positivo e fiquei lá até 2008 quando mudei para o Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga, grupo que eu amo e estou até hoje. Atualmente faço parte da tropa Sênior Kuri-ti e sou monitora da patrulha Xavante. Sou apaixonada pelo movimento e nesse jamboree mundial vou trabalhar como Young Correspondent pois adoro conversar e expressar minha opinião e espero conhecer pessoas do mundo todo. Estou muito ansiosa pois sei que essa será uma experiência inesquecível.





Meu nome é Camilla Lubi, e vou ser Young Corespondent, estou muito feliz com isso, porque eu amo escrever e conversar com as pessoas, e acho que vou adorar essa função! Sou do Grupo Escoteiro São Judas Tadeu, em Curitiba, a 3 anos. Eu amo muito o movimento escoteiro, e sei que decidir ir no Jamboree foi umas das melhores decisões que eu já fiz, e eu sei que será muito bom!




Olá pessoal, meu nome é Matheus Miranda, tenho 17 anos, sou do Grupo Escoteiro Caio Martins - 6º/DF, estou no movimento escoteiro há 7 anos e sou praticamente viciado no escotismo. Então, este vai ser meu 3º Jamboree, mas o 1º Jamboree Internacional e estou muito animado para o acampamento, porque estou na espectativa desde 2007, quando fiquei sabendo que ia ter o Jamboree, e ainda por cima que seria na Suécia, que é o meu país favorito!!! (isso é verdade mesmo hahahah), por isso estou só na contagem dos dias! Estou muito animado pelo fato de ser Jovem Correspondente e deixar vocês aqui, das terras tupiniquins, informados sobre tudo o que vai estar rolando no Jamboree!

Agora, um pouco de mim: Minha cor favorita é verde, sou apaixonado por lasanha e se eu fosse um animal, eu acho que seria um lobo-guará, por causa da proatividade e por ele ser um bicho muito legal!

Então galera, fiquem acompanhando os posts aqui e... vejo vocês no Jamboree! (Ou melhor, vi ses på Jamboree!)





Olá! Meu nome é Marina Ozon e sou uma dos Young Correspondents do Brasil. E tenho quinze anos.  Minha cor favorita é azul claro, já que me lembra meus olhos azuis e o mar. Minha comida favorita é a Comida Japonesa, amo peixe cru!

Se eu fosse um animal, seria um Tigre de Bengala Branco. Eles são belos e majestosos e realmente raros.

Sou do 1º Grupo Escoteiro de São Paulo desde 2006. Já participei de incontáveis eventos com o meu grupo, tais como o Desfile de 9 de Julho, Interclãs e, claro, fui em vários acampamentos, tantos que até perdi a conta! Agora sou Guia da Tropa Sênior do meu grupo e estou amando essa fase.

Eu nunca fui para a Europa, muito menos na Suécia. Também, nunca participei de um Jamboree, nem dos Nacionais! Estou esperando esse evento desde o ano passado e, agora, já estou fazendo a contagem regressiva para ele e estou tão ansiosa que nem consigo parar de pensar em como seria esse evento.  Fico me imaginando conversando em inglês com suecos, australianos, chineses, americanos e vários outros. Quero tanto conhecer novos escoteiros e quero poder dizer aos meus amigos que tenho um amigo que mora na Inglaterra ou até um que é russo, imagina? Estou cada vez mais ansiosa, não só pra ter novos amigos, como para participar de um evento tão grande como o Jamboree Mundial. Tirando o fato que nunca fiquei tão longe da minha família. Quero ver o quanto madura posso ser, quero me divertir e viver experiências inesquecíveis! Isso é o que eu espero do Jamboree.

Também, nunca participei de um concurso desse tipo e, na minha primeira vez, consegui ser uma das Young Correspondents do Contingente Brasileiro! Eu estou realmente feliz e espero que as pessoas que lerem esse blog, se divertem com o que eu e os outros Young Correspondents contarmos, que compartilhamos nossos sentimentos com os “leitores” e que até fazem parte desse evento maravilhoso que é o Jamboree.

Isso texto foi um pouco sobre mim e minha vida escoteira. Apenas te resta acompanhar o blog para me conhecer melhor, não?

Prá quando der na telha!



Acho que todo mundo aqui já sacou que o jamboree estará cheio de atividades muito loucas.
Mas duvido que alguém aqui pensou o que fazer enquanto NÃO está nestas atividades muito loucas...


O jamboree preparou muitas atividades pra você não perder seu tempo dormindo dentro da barraca curtindo um jet-lag!
Basta escolher e participar!
E se você não curtir as opções do jamboree, você ainda pode sugerir uma sua!
(Só não venham ensinar Buldogue para os gringos... ai sim vira um jogo proibido, hehehe)

Na Praça Principal, os "conceitos chave" do jamboree, como Natureza, Encontros, Solidariesdade e Aventura terão atividades relacionadas, abertas pra todo mundo.
Coisas como o "Most Primitive Scout Experience", onde todos poderão se sentir como se fossem escoteiros no tempo do véio Baden!
Na praça principal também vão rolar esportes, troca de distintivos, escalada, cinema, museu escoteiro, Radio-escotismo e....

UM PARQUE DE DIVERSÕES!


Tá, tá... não vá esperando nenhuma Disneylandia do Escotismo, cheio de montanhas russas e bonecos do Baden Powell para você tirar fotos e pedir autógrafos... mas que vai ter pelo menos um carrossel e uma roda gigante... isso vai!

Nos "centrinhos" do jamboree, teremos desafios de um minuto, jogos com outros participantes do jamboree, artesanatos pra você levar pra casa ou ainda, praqueles que tem mais coordenação motora, até um malabares poderá rolar, pra impressionar o povo da sua patrulha que sempre te achou descoordenado.

Os "centrinhos", terão atividades de acordo com seu tema: gelo e neve no inverno, agua e sol no verão e assim por diante. E você pode andar por todos os centros pra curtir todas as atividades!

E TEM MAIS!

Ainda tem atividades "extra-curriculares" em cada subcampo!

Os palcos podem ser agendados pra quem estiver à fim de dar o ar de sua graça.
Sua patrulha é boa de canto?
Seu monitor toca uma viola como ninguém?
Sua tropa tem uma bateria de escola de samba?
Basta agendar o palco pra se apresentar!
É fama INTERNACIONAL na mesma hora!
E pensar que tem gente que ainda perde tempo indo no Ídolos ou programas assim...
Foi em um jamboree assim (só que nacional) que começou a dança da marreca! (se você não entendeu, clique aqui)

E lembra que eu te falei que você ia poder ensinar um jogo-que-não-buldogue para a galera de seu subcampo?
Então: Além da cantoria no palco, cada subcampo também terá atividades exclusivas!
O jamboree vai fornecer alguns materiais basicos de atividade, como tabuleiros de jogos, bolas e coisas assim... mas você tambem pode improvisar e criar algo totalmente novo.
Nestes jogos você pode ensinar pra galera aquele jogo que você joga todo sábado, ou pode também aprender, sei lá: como é o Buldogue Quirguistânes! (afinal, eles também devem jogar buldogue lá, né?)
Basta informar aos staffs de subcampo, que eles irão colocar sua atividade na lista de atividades!
(ah, e NÃO ensinem buldogue. Se é que vocês me entendem.)

Os chefes também terão atividades exclusivas para eles nos subcampos, com workshops onde eles podem discutir, criar, jogar papo pro ar, ou só escutar!


Espero que você durma bastante aqui no Brasil, porque no que depender do jamboree, você não vai parar um minuto!




24 de maio de 2011

O JOTI no Jamboree *** ALERTA! ***

Se você gosta de rádio-escotismo e sabe tudo sobre o JOTI, a organização mundial do JOTA-JOTI está procurando por dois voluntários para trabalharem no Centro Escoteiro Mundial no Jamboree da Suécia divulgando o JOTI (Jamboree On The Internet) e educando os participantes nas suas atividades e no uso do IRC.

Então se você sabe tudo sobre o JOTI e como usar o IRC, e sabe como passar essas informações para os outros, mande um e-mail se candidatando para ronan@radioescotismo.com.br, que o Chefe Ronan o encaminhará para os responsáveis pela seleção.


23 de maio de 2011

Brasil no Jamboree - Comunicação

Finalmente, para concluir a apresentação da equipe dos Escoteiros do Brasil no Jamboree Mundial da Suécia, vamos apresentar toda a nossa Equipe de Comunicação!  O nosso trabalho é, antes do Jamboree, manter os membros do nosso contingente informados sobre os preparativos e o que eles podem esperar do acampamento, não só por esse blog, mas também pelas nossas contas no Twitter e Facebook.  Durante o Jamboree nós vamos trabalhar para manter nossos amigos e familiares informados sobre o que está acontecendo lá na Suécia, mantendo o blog atualizado com as atividades do Jamboree.

Além disso,  a nossa equipe é responsável em registrar e acompanhar os profissionais de mídia do Brasil que queiram fazer reportagens no Jamboree, e coordenar o trabalho dos Jovens Correspondentes e Jovens Porta-vozes do Brasil (post em breve) junto com a Coordenação do Jamboree Mundial.

Eu, Estêvão, sou o coordenador da equipe, e responsável pelas relações públicas com os profissionais de mídia.  A Lia vai cuidar do registro fotográfico, o Joca é o responsável pelo blog, a Débora cuida da captura e edição de vídeo, e o Argus é o nosso agente para Operações Especiais (parece brincadeira, mas é esse o cargo dele no nosso organograma, e quem o conhece sabe que é verdade :o). O Márcio, que já foi apresentando na equipe de Administração, é também o responsável pela Comunicação Visual da UEB no Jamboree.



Meu nome é Estêvão, sou do 006/ES GE Baden-Powell, e participei dos três últimos Jamborees Mundias no Chile, na Tailândia e na Inglaterra.  Eu mantenho um site de fotos escoteiras, o F64, e espero colocar as fotos nesse site depois do acampamento para que a gente possa se lembrar desse Jamboree, que tem tudo para ser o melhor de todos!



Eu sou a Lia, moro em Brasília e sou escotista do Ramo Lobinho no 14º/DF - G.E. Bernardo Sayão. Já participei de vários Jamborees Mundiais, Panamericanos e Nacionais. Na Suécia vou cuidar do nosso blog, auxiliar os Jovens Correspondentes e tirar muita foto. Jamboree é sempre Jamboree, independente de onde ele está acontecendo. Aproveitem essa experiência viciante!





Eu sou o Joca, blogueiro já macaco véio de outros jamborees! Além disso sou chefe de tropa sênior e escoteiro do mar (mas não sô marvado, rá!) do GE do Mar Amigo Velho. Durante o Jamboree da Suécia, junto com o resto da galera da mídia, vou postar no blog, atualizar o twitter, dar pitacos nos textos dos jovens correspondentes, tirar fotos e tirar sarro de todo mundo. E eu espero que todos os chefes, jovens e até mesmo os pais (que mandaram seus filhos) curtam este jamboree, porque como já dizia o Véio Baden, que está na foto comigo: "Uma semana de jamboree é melhor que um ano de escola!" E eu assino embaixo!





Oi! Eu sou a Deh do G.E. Anauê/174-RS. Ficarei com a parte do audiovisual. Conto com a participação de todos para fazermos lindas imagens e entrevistas bacanas. See ya in Sweden =)







Sou o Argus, ingressei no Movimento Escoteiro como Lobinho em 1992, no G.E. Jean de Lery (46/RS), em Estância Velha (RS) e conquistei os distintivos especiais de Cruzeiro do Sul e Lis de Ouro. Participei de 2 Jamborees Mundiais (Chile 99 e Inglaterra 2007), 2 Fóruns Mundiais de Jovens (Coréia 2008 e Brasil 2011), 2 Conferências Mundiais (Coréia 2008 e Brasil 2011) e 2 Jamborees Panamericanos (Brasil 2001 e Argentina 2005). Atualmente, sou escotista do Ramo Sênior no GE Jean de Lery (46/RS) e atuo na CNRI desde 2007.

22 de maio de 2011

Brasil no Jamboree - Administração

Para administrar todas as informações do nosso contingente para o Jamboree Mundial, cada um tem que fazer a sua parte. Assim o Fabrício gerencia os Grupos de Viagem e os participantes do Ho-Ho, o Jonathan cuida dos pedidos de compras de barracas para os interessados, a equipe de comunicação organiza a participação dos Jovens Correspondentes, etc. Além disso, contamos com o apoio do Escritório Nacional em Curitiba, com o Luiz Debiazio e o Celso, que cuidam das inscrições, pagamentos, orçamento e logística. O Márcio, de Brasília, é o responsável pelo enxoval.



Eu sou o Luiz Carlos Debiazio. Entrei para o escotismo em 1988 a pedido de meus filhos que queriam ingressar no movimento e logo em seguida comecei a atuar na chefia de Tropa Escoteira onde fiquei por diversos anos. Fiquei 3 anos afastado em decorrência do horário profissional que não permitia melhor dedicação à função e em julho/1998 fui contratado para Executivo Regional da UEB/PR passando posteriormente para o Escritório Nacional onde exerço a função de Gerente Sênior de Operações.







Celso Ferreira Filho, Gerente Sênior de Gestão Institucional, União dos Escoteiros do Brasil, Escritório Nacional.










Márcio Andrade Cavalcanti de Alburquerque, Membro do Conselho de Administração Nacional, Coordenador da Comissão de Imagem e Comunicação, União dos Escoteiros do Brasil, Direção Nacional

20 de maio de 2011

Seguro de Viagem

SEGURO OBRIGATÓRIO PARA PARTICIPAÇÃO NO 22.o JAMBOREE ESCOTEIRO MUNDIAL E PARA VIAGENS PELA EUROPA

Cabe esclarecer aos participantes brasileiros do 22.o Jamboree Escoteiro Mundial que por exigência dos organizadores do evento e de tratados internacionais que vigoram na Europa, todo participante deverá estar coberto por um seguro de vida e de saúde no montante mínimo de Euros $30.000,00 (trinta mil Euros) conforme definido pelo TRATADO DE SCHENGEN.
Tal seguro deve iniciar na data de saída do Brasil e ser válido até a data de chegada de volta ao Brasil.

Muitas agências de viagem e cartões de crédito internacional acabam oferecendo seguros que não atendem as exigências dos organizadores do Jamboree e do TRATADO DE SCHENGEN e, para evitar eventuais problemas por ocasião da chegada à Europa ou durante o Jamboree, a UEB está disponibilizando uma opção de SEGURADORA que nos pareceu a mais adequada para nossos participantes:

Procedimentos:
a) Apresentamos as seguintes informações:
a) Enviar e-mail para suporte@itatravelcard.com.br com assunto
“ESCOTEIROS” para se beneficiar do preço promocional para nosso Grupo;
b) Informar no E-mail: i. Nome do viajante, data de nascimento, data de saída do Brasil,
data de chegada ao Brasil e número do CPF ii. Nome e CPF do responsável – se for o caso
iii. E-mail para contado

A Seguradora fará contato por e-mail, acertará os detalhes para a emissão, encaminhará por e-mail a apólice e você poderá faturar via Cartão de Crédito em até 5 (cinco) vezes o valor do seguro.

A maior delegação do Brasil-sil-sil!


Agora ninguém entra e ninguém sai!
Fechou! Zéfini! Caputz! Cerro! Sayonara!

É OFICIAL!

ESTE É O MAIOR CONTINGENTE JÁ ENVIADO PELO BRASIL EM UMA ATIVIDADE ESCOTEIRA FORA DA AMÉRICA LATINA!
(óquei, óquei, você que é mais malandrinho fala: "Ai, mas no jamboree do chile teve uns 2 mil brasileiros....". É por isso que eu disse: fora da américa latina. Locais não acessiveis por busão, se é que você me entende.)

Neste jamboree somos exatos
816
Brasileiros!

Destes 816,
478 são jovens (piazada mesmo!)
54 são chefes (ou escotistas, como preferirem)
262 são IST (o popular Staff...)
22 da Coordenação do contingente(stand, bases, medicos e bla bla bla)


Se você está entre estes 816, Se vemos na Suécia em julho, se não conseguiu... 2015 tá ai!

E, pra finalizar, como não poderia deixar de ser:

VIVA O JAMBOREE!!!

18 de maio de 2011

Já pensou como será sua "casa" no Jamboree?


Um item muito importante para o nosso bem estar no Jamboree é a barraca.
Serão muitos dias de acampamento e enfrentaremos frio, chuva, calor....
A barraca será nossa casa durante esses dias e para não termos surpresas é bom investirmos em uma boa barraca.

A organização do Jamboree está oferecendo a possibilidade de comprarmos alguns modelos de barracas e precisamos saber o interesse de vocês na aquisição dessas barracas.

1. MODELOS

Como base desse levantamento solicito que todos consultem o link http://www.intersport.se/Produkter/Utrustning/Outdoor/Talt/ com o objetivo de escolher a barraca preferida da marca MCKINLEY. (Recomendo o uso do Google tradutor - usar Chrome browser)


2. PREÇOS

Os preços estão em Coroas Suecas. Para convertê-las para REAIS basta multiplicar por (0,256)

3. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Cartão de Crédito VISA OU MASTERCARD (Internacional)

4. FORMULÁRIO DE PEDIDO

Favor preencher o formulário (
clique aqui) e retornar ATÉ 22 de Maio para o Jonathan Govier (jhgovier@terra.com.br)

5. ENTREGA

Será entregue no Jamboree em local a ser definido.

6. CONDIÇÕES

a. Um pedido por Grupo de Viagem

b. Esse não é o pedido definitivo. Vamos submeter uma consulta a Loja Escoteira da Suécia que irá retornar com MODELOS disponíveis em estoque e preço.

c. Esperamos pode obter DESCONTOS nos preços apresentados.
d. Sujeito a disponibilidade de estoque

e. Preços em reais sujeitos a taxa de conversão de Coroas Suecas para Reais.

f. A compra corre por conta e risco de cada um. Demais condições e garantias de acordo com a Loja Escoteira da Suécia.


Brasil no Jamboree - Stand da UEB

Todos os países participantes no Jamboree Mundial terão um stand ao redor do World Scout Center, bem perto da Praça Principal, no centro do campo.  Vários países organizam exposições e atividades nos seus stands, alguns até mesmo com comidas típicas, e é sempre uma área muito movimentada, onde se pode conhecer pessoas e culturas do mundo inteiro em poucas horas de visita.

Os stands funcionam também como os escritórios dos países no Jamboree.  No stand do Brasil, além das exposições e atividades, toda a coordenação do nosso contingente vai estar baseada lá.  E é no nosso stand que vamos ter a nossa própria enfermaria,  com apoio de médicos, enfermeiros e dentistas, escoteiros e voluntários, que atenderão qualquer problema de saúde falando Português.  No stand vamos ter também o controle de mochilas extraviadas, e um quadro de avisos para os participantes da UEB.

Nos últimos Jamborees os países membros da CEL - Comunidade do Escotismo Lusófono - trabalham juntos para montar um grande stand que atende o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Conheça abaixo os responsáveis em organizar o nosso stand, pela parte da UEB.


Sou o Mariovani Cervi , sou de Curitiba e vou ter a incumbência de colocar o Stand do Brasil em pé e faciliar a sua utilização. Que todos possam utilizar as nossas instalações em harmonia com todos os Lusófonos. Espero que realmente este jamboree seja “Simplesmente Brasil!”







Meu nome é Vitor, sou do GE Santos Dumont - 20/PR. Responsável pelas Apresentações dos Estados e Atividade Lusófona. Galera, simplesmente ENJOY THE JAMBOREE!






Sou Felipe, do GE Redentor no Rio de Janeiro e colaboro na CNRI, estou apoiando a exposição escoteira e no Jamboree estarei no Stand da Organização Mundial do Movimento Escoteiro!








Meu nome é Felipe Sototoka, mais conhecido como Kuminha. Sou do 20/SP e estarei cuidando do controle de celulares, bicicletas e malas estraviadas! Não percam suas malas e divirtam-se!! Te vejo no Jamboree!

Brasil no Jamboree - Equipe de Programa

Uma parte importante da organização do Contingente do Brasil ao Jamboree Mundial e que pode passar despercebida por muita gente é a nossa Equipe de Programa.  Liderada pelo Miro, do Escritório Nacional da UEB, essa equipe é responsável em orientar, desenvolver e coordenar as várias atividades e apresentações do Brasil no Jamboree Mundial, envolvendo as tropas do Brasil no campo e os países da CEL - Comunidade do Escotismo Lusófono, que reúne as Associações Escoteiras dos países que adotam o Português como língua oficial (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique).

O Miro cuida da parte de Lusofonia, que inclui uma grande Atividade Lusófona, já tradicional nos Jamborees Mundiais, onde os jovens e adultos dos países lusófonos se encontram em um fim de tarde para celebrar suas diferentes culturas e sua língua em comum.

Ronilde é responsável pela parte de gastronomia das tropas e do stand, e orienta o que as tropas devem servir na Festa Internacional de cada subcampo, além das comidas típicas que são oferecidas no stand do Brasil para os participantes do Jamboree.

O Jonathan, de São Paulo, está prestando uma enorme ajuda com a tradução do Guia do Participante/Manual de Campo para o Português, além de estar cuidando de vários detalhes para a participação das tropas do Brasil no Jamboree.

Além disso, nós já conhecemos o Vitor e o Fabrício, que estão ajudando a área de programa também: o Vitor na Lusofonia e o Fabrício administrando as informações dos programas de Home Hospitality e dos Grupos de Viagem.




Luiz Cesar de Simas Horn - "Miro". Psicólogo, com 38 anos de vida escoteira, atua como Gerente de Métodos Educativos da UEB. Participou dos Jamborees Mundiais do Chile e da Inglaterra, e das Conferências Mundias da Tunísia, Coreia e Brasil.





Sou a Ronilde Cervi, de Curitiba, e no Jamboree vou fazer o melhor possível para cuidar do Bem Estar de todos os visitantes de nosso Stand, bem como os bem estar de nosso jovens. Também sempre ter um cafezinho para a nossa equipe!






Sou Jonathan Govier (GE Carajas SP/02) integrante da CNRI e colaborando com o comitê organizador do Jamboree. Estou preparando o Manual de Campo que em breve estará disponível. Aproveite TUDO que o Jamboree possa oferecer. O momento é agora!

17 de maio de 2011

Jamboree United Nations - LEMBRETE!

Pessoal,

Lembramos aos interessados que  o prazo para se candidatar ao Jamboree United Nations termina nesse Domingo, 22 de Maio!

Para saber do que estamos falando, veja esse post:

http://brasilnojamboree.blogspot.com/2011/05/jamboree-forum.html

Comer, come-e-e-eeerrr, (Parte 2 - O Retorno!)

Pessoal, pra quem ficou curioso com as compras, o Ricardo Stuber (ou Ricardinho, para os íntimos) nos passou um vídeo sobre as compras!
Vamos lá:




16 de maio de 2011

Brasil no Jamboree - Equipe de Saúde

Uma preocupação dos organizadores do Jamboree, dos coordenadores da UEB, dos escotistas e dos pais
que ficam no Brasil, é com a saúde dos participantes.  Poucos jovens já tiveram a oportunidade de acampar durante 11 dias seguidos como vai ser na Suécia, inclusive com um acampamento dentro do próprio acampamento!  E o pessoal da Equipe Internacional de Serviço, que chega antes e sai depois, vai acampar por duas semanas direto!

É claro que cada um precisa tomar cuidados básicos para manter a sua própria saúde, e em breve vamos ter um post aqui no blog sobre o que você deve fazer para aproveitar o Jamboree ao máximo (usar sapatos confortáveis e devidamente amaciados, beber muita água, cuidar da higiene pessoal, se alimentar bem, descansar à noite, usar filtro solar, etc. - aguardem o post). Afinal de contas, ninguém quer perder um dia de Jamboree porque "esqueceu" de tomar água e ficou desidratado...

O Jamboree vai estar preparado para cuidar de qualquer acidente ou problema de saúde com clínicas, ambulâncias e o apoio de hospitais locais.  Além disso, a UEB está levando a sua própria equipe de saúde para atender aos nossos jovens e voluntários em Português, com uma enfermaria montada em uma área reservada dentro do nosso stand.  A nossa equipe é composta por um médico, duas enfermeiras e até um dentista, e vai trabalhar junto com a equipe de saúde de Portugal para prestar atendimento aos nossos jovens e membros da EIS.


Meu nome é Pedro Sferelli, já fui em muitos Jamborees mundiais, inclusive fui eu quem comecei com essa história de médico exclusivo da UEB em Jamborees, no Jamboree Colombo, no Parque Osório, em 92. Um menino americano havia se machucado, e obviamente, ele não falava português, e não conseguia explicar o que ele sentia em português. Por sorte, eu era médico e falava inglês, aí pude atender ele. Foi assim que vimos a necessidade de um atendimento médico na língua materna de cada um, e desde então a UEB leva um médico exclusivo para todos os eventos internacionais. A grande maioria dos atendimentos feitos por nós são de pessoas que sentem saudades de casa, o que é normal. Muitas pessoas estão saindo pela primeira vez de casa para ficar tanto tempo fora e só precisam de alguém pra conversar... Se você por acaso começar a se sentir mal, venha bater um papo com a gente.



Eu sou a Cleide, estou no ME desde 1983, atualmente estou como Diretora Presidente do G.E. Arara Azul, faço parte da Equipe Nacional de Saude Escoteira desde 2000. Este é o meu 3º jamboree mundial, já participei de 04 jamborees Pan Americanos.

Espero ser amiga de todos e atender poucos... Sempre Alerta e gde abraço fraterno à todos...





Meu nome é Beatriz Belém Buendgens (Bia), sou escoteira desde 1998 e sou chefe escoteira no Grupo Escoteiro Deterro 52/SC.  Sou enfermeira e estou indo ao Jamboree na equipe de saúde. Espero que o Jamboree seja muito bom para todos nós, vamos trocar lenços, distintivos, vamos curtir muito, e que eu possa encontrar vocês apenas longe da enfermaria, sinal de que nada de ruim aconteceu, mas se caso precisarem estarei pronta para ajudar... Um abraço a todos, nos vemos no Jamboree... Simply Scouting.....




Olá eu sou o Chefe José Henrique Gonzaga de Oliveira, do Grupo Escoteiro Tapejara 23-PR de Curitiba, participarei como IST do Jamboree, e também como dentista do contingente brasileiro. Antes de irem para o Jamboree façam uma revisão com os seus dentistas e a manutenção dos seus aparelhos com seus ortodontistas, e importante levem e usem diariamente escova e fio dental. E para as emergências contem comigo.