16 de maio de 2011

Brasil no Jamboree - Equipe de Saúde

Uma preocupação dos organizadores do Jamboree, dos coordenadores da UEB, dos escotistas e dos pais
que ficam no Brasil, é com a saúde dos participantes.  Poucos jovens já tiveram a oportunidade de acampar durante 11 dias seguidos como vai ser na Suécia, inclusive com um acampamento dentro do próprio acampamento!  E o pessoal da Equipe Internacional de Serviço, que chega antes e sai depois, vai acampar por duas semanas direto!

É claro que cada um precisa tomar cuidados básicos para manter a sua própria saúde, e em breve vamos ter um post aqui no blog sobre o que você deve fazer para aproveitar o Jamboree ao máximo (usar sapatos confortáveis e devidamente amaciados, beber muita água, cuidar da higiene pessoal, se alimentar bem, descansar à noite, usar filtro solar, etc. - aguardem o post). Afinal de contas, ninguém quer perder um dia de Jamboree porque "esqueceu" de tomar água e ficou desidratado...

O Jamboree vai estar preparado para cuidar de qualquer acidente ou problema de saúde com clínicas, ambulâncias e o apoio de hospitais locais.  Além disso, a UEB está levando a sua própria equipe de saúde para atender aos nossos jovens e voluntários em Português, com uma enfermaria montada em uma área reservada dentro do nosso stand.  A nossa equipe é composta por um médico, duas enfermeiras e até um dentista, e vai trabalhar junto com a equipe de saúde de Portugal para prestar atendimento aos nossos jovens e membros da EIS.


Meu nome é Pedro Sferelli, já fui em muitos Jamborees mundiais, inclusive fui eu quem comecei com essa história de médico exclusivo da UEB em Jamborees, no Jamboree Colombo, no Parque Osório, em 92. Um menino americano havia se machucado, e obviamente, ele não falava português, e não conseguia explicar o que ele sentia em português. Por sorte, eu era médico e falava inglês, aí pude atender ele. Foi assim que vimos a necessidade de um atendimento médico na língua materna de cada um, e desde então a UEB leva um médico exclusivo para todos os eventos internacionais. A grande maioria dos atendimentos feitos por nós são de pessoas que sentem saudades de casa, o que é normal. Muitas pessoas estão saindo pela primeira vez de casa para ficar tanto tempo fora e só precisam de alguém pra conversar... Se você por acaso começar a se sentir mal, venha bater um papo com a gente.



Eu sou a Cleide, estou no ME desde 1983, atualmente estou como Diretora Presidente do G.E. Arara Azul, faço parte da Equipe Nacional de Saude Escoteira desde 2000. Este é o meu 3º jamboree mundial, já participei de 04 jamborees Pan Americanos.

Espero ser amiga de todos e atender poucos... Sempre Alerta e gde abraço fraterno à todos...





Meu nome é Beatriz Belém Buendgens (Bia), sou escoteira desde 1998 e sou chefe escoteira no Grupo Escoteiro Deterro 52/SC.  Sou enfermeira e estou indo ao Jamboree na equipe de saúde. Espero que o Jamboree seja muito bom para todos nós, vamos trocar lenços, distintivos, vamos curtir muito, e que eu possa encontrar vocês apenas longe da enfermaria, sinal de que nada de ruim aconteceu, mas se caso precisarem estarei pronta para ajudar... Um abraço a todos, nos vemos no Jamboree... Simply Scouting.....




Olá eu sou o Chefe José Henrique Gonzaga de Oliveira, do Grupo Escoteiro Tapejara 23-PR de Curitiba, participarei como IST do Jamboree, e também como dentista do contingente brasileiro. Antes de irem para o Jamboree façam uma revisão com os seus dentistas e a manutenção dos seus aparelhos com seus ortodontistas, e importante levem e usem diariamente escova e fio dental. E para as emergências contem comigo.

4 comentários:

Sabine disse...

Adorei essa de equipe médica exclusiva da UEB! não tava sabendo disso!
Queria aproveitar e parabenizar vcs pelo blog!! adoro o estilo do Joca! bem didático e divertido!! o Jamboree tá chegandoooo!!

Dora de Souza disse...

Novo tipo de bactéria letal é causa de surto na Europa.
A 18ª morte foi registrada na suécia.
Que providências a equipe médica está tomando em relação ao problema?
Maria Mourão
REG. UEB 527877-5
Bióloga CRBio-02 REG. 21.459/02
Mãe de guia 76ª GE MEDIANEIRA - Mônica de Souza Mourão, que irá ao Jamboree e passará pela Finlândia.

Ricardinho disse...

Dora,
Estamos acompanhando esse assunto de perto. É um assunto que acaba de aparecer e certamente a organização do Jamboree tomará todas as devidas providências. Eu mesmo estou morando na Espanha, ou seja, convivendo com o problema "in loco" e vou acompanhar isso.
Qualquer novidade informaremos e não deixe de entrar em contato conosco.
Sempre Alerta,
Ricardo Stuber
Chefe do Contingente Brasileiro

Dora de Souza disse...

OK Ricardo
fico aguardando
Obrigada