3 de maio de 2011

Jamboree Forum

O Jamboree Mundial é uma oportunidade única para jovens de todo o mundo se encontrar e trocar idéias.  E uma função importante do Movimento Escoteiro é ensinar ao jovem a defender o seu ponto de vista, sempre respeitando a opinião dos demais e contribuindo de maneira positiva para a construção de uma sociedade melhor.



No Jamboree da Suécia nós vamos ter o Jamboree Forum. Os participantes terão a oportunidade de discutir vários tópicos  em sessões diárias de maneira organizada e democrática.  A participação é livre e voluntária, e os participantes aprenderão a defender o seu ponto de vista, respeitando as opiniões dos outros e entendendo como as diferenças culturais influenciam as opiniões dos seus pares. Os tópicos serão diversos e apresentados com uma palestra de alguma autoridade sobre o assunto; em seguida os participantes discutirão seus pontos de vista de maneira respeitosa.

Além dessas sessões diárias, vamos ter também o Jamboree United Nations.  Vai ser um dia inteiro de atividade, em um parlamento fora do local do Jamboree, e seguirá os métodos de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU).  Para essa sessão especial cada país pode enviar apenas dois representantes, e o tema escolhido foi Mudança Climática (em Inglês, Climate Change).  É um tema relevante para a juventude atual, de escopo mundial e alinhado com as preocupações do Movimento Escoteiro com o meio ambiente. Diferentemente das sessões diárias, os participantes do Jamboree United Nations irão emitir um relatório com suas conclusões sobre o assunto.

Cada país vai poder mandar apenas dois jovens para participar do Jamboree United Nations, e os participantes devem ser escolhidos antes do Jamboree começar, para que possam se preparar  para discutir o tema.  Aqui no Brasil o processo de seleção está começando agora!  Os participantes devem ser fluentes em Inglês ou Francês, e estarem cientes que ficarão fora do Jamboree durante um dia inteiro para essa atividade.

Para se candidatar você deve mandar um e-mail para jamboree.un@gmail.com com as informações abaixo. Os candidatos escolhidos na seleção final participarão de uma entrevista pelo telefone, na língua da redação (Inglês ou Francês).  O dia e horário da entrevista serão marcados por e-mail, apenas para os dois finalistas.

No e-mail você deve informar:

  • Nome Completo
  • Idade
  • Grupo Escoteiro e Região
  • Registro UEB
  • Breve resumo da sua vida escoteira em Inglês ou Francês
  • Endereço eletrônico (e-mail)
  • Número de telefone com DDD (para a entrevista, no caso de ser selecionado)
  • Escrever uma redação em Inglês ou Francês sobre o tema do Fórum: Climate Change. Pesquise sobre o assunto e escreva sobre como as mudanças climáticas afetam a vida das pessoas na sua comunidade, no Brasil e/ou no mundo; o que você acha que a gente pode fazer localmente e/ou como país para amenizar e reverter os impactos negativos dessas mudanças, etc.  O tamanho da redação é livre, mas o ideal é que não passe de duas folhas A4 no Word.  Você pode mandar o texto em Word, como PDF, arquivo de texto (.txt) ou no corpo do próprio e-mail.

O prazo limite para o envio da sua candidatura por e-mail é 22 de Maio de 2011. Qualquer dúvida, deixe um recado aqui nesse post.

6 comentários:

Bekaum disse...

IST não é permitido né? apenas participantes!

Unknown disse...

IST pode participar, né? Adorei isso de ONU no Jamboree!

Estêvão disse...

Infelizmente essas atividades (tanto o Jamboree Forum quanto o Jamboree United Nations) são apenas para os participantes juvenis :o(

Thaís Lacerda Queiroz Carvalho disse...

Estêvão.. a "redação" é para ser o que exatamente? Uma dissertação? Ou um artigo de opinião?
Comecei fazendo como uma dissertação..escrevendo tudo de maneira impessoal? Ou o objetivo é ser PESSOAL?
Aguardo resposta. Qualquer coisa meu e-mail é thais_lqc@hotmail.com
SAPS, Thaís Lacerda.

Estêvão disse...

Thaís, eu não imaginei que isso ia dar confusão. Na minha cabeça, redação é redação, mas segundo a Wikipedia, eu estou errado, e existem vários tipos de redação. Para tentar reduzir as dúvidas, vamos aplicar o conceito de Redação Colegial, tal como está na página:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Redação


A idéia é verificar se o candidato consegue organizar e apresentar as suas idéias de maneira clara e organizada e também se consegue fazer isso em Inglês ou Francês, as línguas oficiais do Fórum no Jamboree. O tema da redação é o mesmo do Fórum (Climate Change), e isso é para que os candidatos comecem a pensar sobre a questão, já que eles terão que se preparar para debater o assunto e argumentar suas idéias.

Então você pode escrever sobre o que quiser, e como quiser, dentro do assunto: o que você acha, o que os outros acham e você concorda, o que os outros acham e você discorda, ou uma estória que relata a mudança climática na sua cidade, no seu país ou no mundo, etc. Pode ser pessoal ou impessoal. O único limite é as duas páginas, para que o texto não vire uma monografia.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, pergunte.

Thaís Lacerda Queiroz Carvalho disse...

ok
muito obrigada.
enviarei minha redação, então ;)